Entretenimento

Ibeu realiza encontro de corais no Rio

No dia 28/8, às 19h, o Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU) promove mais uma edição do “Encontro de Corais no Ibeu”. O evento terá entrada franca, com distribuição de senhas a partir das 18h, e será realizado no Centro Cultural Ibeu, localizado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, número 690, 11º andar, em Copacabana. Os lugares são limitados. Os corais convidados são o Coral Ponto de Vista, do Instituto Benjamin Constant, o Coral da FAETEC, de Marechal Hermes, o Coro de Cor e o Coral do IBEU.

Criado em 1962, o Coral do IBEU é um dos projetos culturais de maior expressão e longevidade do Instituto Brasil-Estados Unidos. Formado por 30 vozes, um pianista e um percussionista, todos os integrantes são alunos e bolsistas dos cursos regulares de inglês do IBEU. Desde 2013, o Coral está sob a regência da pianista Ana Azevedo. O Coral do IBEU possui um repertório eclético, formado por canções tradicionais da música norte-americana (folk, spirituals, blues e jazz), clássicos da Bossa Nova, do samba e da MPB, além de renomados sucessos do Pop e do Rock nacional e internacional.

O Grupo Ponto de Vista é um projeto musical composto por alunos da reabilitação do Instituto Benjamin Constant. Coordenado pelos professores Caroline Camargo, Denis Martino e Vanessa Zardini, o Coral foi fundado em 2015. Sua formação envolve vozes e instrumentos. Seus participantes são adultos que adquiriram deficiência visual ao longo da vida. O projeto tem como objetivo auxiliar no processo de inclusão e reinserção dos seus integrantes na sociedade, além de dar visibilidade ao trabalho artístico produzido por pessoas com deficiência visual.

O Coral de alunos da Escola de Música da FAETEC Marechal Hermes foi criado em 1998, junto com a fundação da escola de música. Atualmente é formado por alunos adultos a partir dos 18 anos e vem mantendo uma média de 60 alunos por semestre. Seguindo sua história com sua atual regente, professora Cristina Salles, desde 2008 o Coral vem participando de diversos concertos, festivais e eventos dentro e fora da instituição. O repertório do coro é bem diversificado, passando por clássicos da música coral erudita e da música brasileira, colaborando para o conhecimento musical dos alunos e da formação de plateia para o repertório apresentado.

Por fim, o Coro de Cor foi formado em 2004 por iniciativa de quatro amigas apaixonadas por música coral. É um grupo vocal feminino que tem na MPB sua principal fonte de repertório. O grupo tem a proposta despretensiosa de divertir e emocionar o público com canções conhecidas do repertório brasileiro. Apesar de ser um coral amador, o grupo encara com seriedade os desafios propostos pelos arranjos, sempre buscando o máximo aprimoramento musical e artístico. Em seus 18 anos de existência, o Coro de Cor já se apresentou em inúmeros encontros de corais, no Forte de Copacabana e nos principais auditórios da cidade, como o Centro Cultural Ibeu e a Sala Baden Powell.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo