Sem categoria

Detox pós-carnaval: nutricionista dá dicas para eliminar os excessos da folia


Além da boa alimentação, sucos detox e hidratação extra ajudam no processo

E para quem se esbaldou na folia…. chegou a hora de “buscar o balde”. Durante o carnaval, normalmente aumentamos o consumo de bebida alcoólica, de diversos alimentos industrializados e frituras, e na maioria das vezes, a hidratação não é suficiente.

Após a folia o organismo pede um descanso e uma boa recuperação, afinal, hora de voltar à rotina. Para aliviar aquela sensação de inchaço e indisposição, aposte em alimentos leves, sucos desintoxicantes, além de bastante água. “Eles irão auxiliar o fígado e também ajudarão a eliminar toxinas e a não reter líquidos” – conta Lívia Lima, nutricionista da rede Hortifruti Natural da Terra. Assim, o organismo volta a ter um funcionamento normal, com a nutrição do corpo em dia.

Vamos de dicas para fortalecer o organismo pós-folia?

1 – Sucos com função Detox são muito bem-vindos! Um bem fácil e pra lá de revigorante: 100ml Água de coco + 3 rodelas médias de abacaxi + hortelã a gosto. Ou uma versão ainda mais refrescante: 100ml de água de coco + 1/2 couve + gengibre a gosto.

2 – É importante ressaltar que álcool é hipoglicemiante. Então, alguns alimentos revigorantes podem repor as energias, como o Açaí – lembrando que os que contém xarope de guaraná não são indicados pelo alto teor de açúcar. Repositores energéticos, como Gatorade, por exemplo, repõem perdas de eletrólitos.

3 – “Na verdade, existem várias vertentes pra “recuperação” pós-álcool” – lembra Livia. Se o intuito é desintoxicar, a melhor opção são sucos detox, bastante água e aumento do consumo de verduras e carnes brancas com baixo teor de gordura. E se o intuito for “recuperar” a glicose perdida após o álcool, aí entraria o açaí e repositores energéticos.

4 – Ainda de acordo com a especialista, alimentos mais leves também vão te ajudar a desintoxicar o organismo. “Opte pelas frutas, legumes, verduras, carnes magras, abuse das saladas, muita água, água saborizada e os chás”, sugere Lívia. Consumir vegetais escuros, como couve, brócolis, rúcula, agrião, também é importante. Eles ajudam no processo de desintoxicação natural e funcionam na proteção hepática.

5 – Retome, de forma moderada, as atividades físicas de rotina. “O ideal é focar na hidratação e alimentação saudável para garantir boa recuperação antes de se dedicar aos exercícios” – lembra a nutricionista.

Fonte: Marcela Magalhães

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo