Sem categoria

Monitoramento por inteligência artificial e sensor LIDAR zeram acidentes em obra residencial de São Paulo

Iniciativa de inovação da Tegra Incorporadora ajudou a evitar incidentes em mais de 700 dias de construção do empreendimento Sofi Campo Belo, na zona sul da cidade de São Paulo

01 de novembro de 2022 — A tecnologia está fazendo a diferença para a segurança do trabalho na construção civil. Um conjunto de soluções baseado em inteligência artificial, monitoramento por sensores LIDAR e gestão digital de documentos contribuiu para evitar, em mais de 700 dias de atividades, acidentes, mortes, paralisações operacionais e afastamentos de colaboradores na construção do empreendimento Sofi Campo Belo, empreendimento da Tegra Incorporadora na zona sul de São Paulo. A iniciativa, que agrega alertas e análise de dados aos procedimentos tradicionais de prevenção de incidentes, venceu o prêmio Master Imobiliário em 2022.

Em parceria com a startup Nuveo, a incorporadora instalou um sistema de câmeras com inteligência artificial para reconhecer desvios no uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e nos procedimentos de segurança no canteiro. Um dos pontos de captação de imagens foi uma grua utilizada para realizar o içamento de materiais, com visão superior sobre o último pavimento em construção. A tecnologia, ajustada à realidade da construção civil, permitiu a identificação imediata de funcionários sem capacete ou cinto de segurança. O sistema ainda foi capaz de detectar se os operários estavam em alguma área de risco, se os colaboradores estavam presos às linhas de vida em trabalhos em altura e até se havia presença adequada de guarda-corpos na obra.

“Em casos de irregularidades no uso dos EPIs ou nos procedimentos, os engenheiros e os profissionais de saúde e segurança da obra passaram a receber alertas por e-mail ou mensagem, e todos os dados do sistema foram registrados em um banco de dados, que serviu de base para fomentar ações de prevenção”, diz Fábio Barros, diretor executivo de construção da Tegra Incorporadora.

Outra iniciativa diferenciada no Sofi Campo Belo foi a adoção de um sensor LIDAR para monitorar e isolar áreas de transporte de materiais, especialmente no caso de içamento por grua. O equipamento fez o escaneamento de parte do canteiro e possibilitou a construção de um modelo tridimensional dos espaços de circulação de materiais, definindo áreas críticas que não poderiam ser acessadas por operários e fornecedores.

“O LIDAR verifica intrusões 150 vezes por segundo, a até 60 metros de distância, e consegue determinar a forma, o tamanho e a localização dos objetos invasores. Além de reduzir o risco de acidentes durante a movimentação de máquinas, o sensor contribuiu para a organização e a limpeza da obra e facilitou o carregamento de materiais”, conta.

A gestão digital da documentação de máquinas e equipamentos de médio e grande porte foi também útil para tornar mais eficiente o trabalho dos profissionais de saúde e segurança na obra da zona sul de São Paulo, segundo Barros. A facilidade para a conferência e para o acesso aos documentos liberou os especialistas mais rapidamente para a atuação em campo. O sistema ainda garantiu a rastreabilidade plena dos equipamentos, favoreceu a redução de não conformidades nas auditorias e melhorou a gestão de vencimentos, o que reduziu vulnerabilidades envolvendo os maquinários.

Complementando as iniciativas de segurança em obras, a Tegra adota a solução SAT Mobile, que faz o gerenciamento de riscos em serviços de assistência técnica de empreendimentos prontos. O sistema padroniza e acompanha todos os trabalhos de reparação nos imóveis durante o período de garantia, facilitando a identificação dos diferentes graus de risco, garantindo o uso adequado de ferramentas e permitindo o controle automatizado do processo, com comparativo de atividades e riscos classificados.

“A segurança do trabalho é uma premissa operacional e um valor para todos na Tegra – do CEO aos trabalhadores que atuam nos canteiros. A avaliação dos líderes da empresa considera esse aspecto, e a companhia tem um robusto programa de treinamentos para manter viva a cultura de obra segura. A tecnologia impulsiona os resultados quando essas bases são sólidas”, diz Fábio Barros.

Sobre a Tegra Incorporadora

Há mais de 40 anos no mercado, a Tegra Incorporadora é uma das maiores companhias do setor imobiliário brasileiro, com mais de 95 mil clientes e 103 mil imóveis desenvolvidos, que superam a marca de25 milhões de metros quadrados construídos e em construção. A empresa atua emSão Paulo, em Campinas e no Rio de Janeiro , e emprega mais de 1.000colaboradores em seus negócios. Desde 2019, ela neutraliza 100% das suas emissões de carbono em obras e lançamentos e, em 2021, foi certificada comoEmpreendedor AQUA, selo que valida suas práticas de acordo com altos padrões socioambientais. A controladora do grupo é a Brookfield Asset Management, gestora global de ativos com US$ 690 bilhões sob gestão em mais de 30 países, nos setores de Investimentos Imobiliários, Infraestrutura, Energia Renovável,Private Equity e Crédito. No Brasil, a Brookfield soma R$ 156 bilhões de ativos sob gestão.

Fonte: FSB Assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo