Tradicional restaurante Cozinha dos Ferrari, sucesso na Mooca, inaugura unidade no Rio
De tempos em tempos, ouvimos relatos de quem retorna encantado de uma viagem pela Itália, descrevendo o encontro casual com uma cantina familiar, onde a hospitalidade é regida pela matriarca da casa, a nonna, e a culinária transforma o ambiente em uma verdadeira celebração, repleta de pratos memoráveis, risadas e um clima de alegria contagiante.
Essa atmosfera, típica das tradicionais famílias italianas, foi fielmente reproduzida em São Paulo, no restaurante Cozinha dos Ferrari, conhecido como o “Bronx da Mooca”, na Zona Leste da capital paulista. Em visita ao local, experimentei uma experiência gastronômica marcante, daquelas que permanecem na memória. No Rio de Janeiro, estabelecimentos com esse perfil sempre foram raridade — mas isso está prestes a mudar.
O chef Mauro Ferrari, herdeiro de uma longa linhagem de cozinheiros e neto da célebre Nonna Ferrari, está preparando a inauguração da versão carioca de seu restaurante. O novo espaço, previsto para abrir entre maio e junho, ficará localizado na avenida Beira-Mar, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, e promete movimentar ainda mais a cena gastronômica do Centro da cidade.
Descendente direto da primeira mulher da família Ferrari a chegar ao Brasil na década de 1930, Mauro carrega consigo o legado de sua avó, que se estabeleceu na Mooca após a Segunda Guerra Mundial. Na Cozinha dos Ferrari, o cardápio é dinâmico e se renova semanalmente, proporcionando aos clientes uma experiência diferente a cada visita. Durante minha passagem por lá, provei iguarias como o crudo de carne com gorgonzola servido em ovo empanado de gema mole, além de um arroz de bochecha bovina com queijo coalho crocante — exemplos da criativa fusão de sabores que caracteriza o local.
O salão, decorado com referências à cultura napolitana — de camisas do Napoli a quadros de Maradona e imagens de São Jorge —, abriga ainda uma cozinha envidraçada, onde os clientes acompanham o preparo dos pratos em tempo real. Desde o ano passado, Mauro Ferrari tem promovido eventos em bares e hamburguerias do Rio, como Suru Bar, Capiau, Baixela e Encarnado, antecipando o lançamento de sua casa própria na cidade.
O aguardado endereço carioca surge como promessa de trazer para o Rio uma autêntica experiência italiana, unindo tradição, acolhimento e sabores inesquecíveis.
