Eventos

Fábrica da Cervejaria Búzios completa dois anos no Aretê


Sócios fundadores anunciam novidades em Búzios e no Centro do Rio, com a nova Rua da Cerveja


Inaugurada em fevereiro de 2022 no Arete, a Cervejaria Búzios está há mais de uma década produzindo cervejas artesanais, a a grande maioria delas premiadas internacionalmente. Nesses dois anos instalada em Búzios, a fábrica já contabilizou a venda de mais de 500 mil litros de cerveja. Atualmente com 15 rótulos, os sócios Vera Rodrigues e seu marido Luiz Rogério já planejam ampliar a capacidade de produção e o lançamento de novos sabores.


“Desenvolvemos uma fábrica boutique e uma cervejaria destino. Uma unidade de produção com área de convivência e consumo para o público, localizada em frente a um canal navegável. A Cervejaria já é um ponto de encontro na cidade, com programações temáticas como o Carnaval, Saint Patrick’s Day, e Semana Santa. Estamos trazendo turistas para um local que até pouco tempo era quase inexplorado na cidade, mostrando o que Búzios tem de bonito e pouco conhecido”, destaca Vera Rodrigues, criadora da Cervejaria Búzios com o seu sócio e marido Luiz Rogério.

O casal Vera Rodrigues, criadora da Cervejaria Búzios com o seu sócio e marido Luiz Rogério, acaba de anunciar sua participação no resgate da Rua da Carioca, que passará a se chamar Rua da Cerveja, como parte do projeto Reviver Centro. Ao lado de Raphael Vidal, o criador do Bafo da Prainha, e Edu Pontes, da cervejaria e bar Tio Ruy, irão ocupar os imóveis 15 e 17 da tradicional rua do Centro da cidade com a nova Cervejaria Cotovelo, ainda sem data exata de inauguração, mas com previsão para setembro.

Criada em 2010 pelos químicos Luiz Rogério e Vera Rodrigues, a marca foi uma das pioneiras na fabricação de cervejas artesanais no Rio de Janeiro e desde então não parou de crescer, ampliando a atuação no mercado e ganhando diversos prêmios nacionais e internacionais. A unidade tem capacidade de produzir 60 mil litros de cerveja e chope por mês, num ambiente de 400m² com oito tanques de fermentação. A área total é de 2500 m² e conta com um bar de petiscos com capacidade para 150 pessoas. A Cervejaria oferece refeições, conta com churrasqueira, espaço kids, aluguel do espaço para eventos de prewedding e aniversários.
A Fábrica está no Aretê Búzios, na região da Rasa, e seu acesso pode ser por carro, pela rodovia RJ-102, ou de barco, pelo canal principal do Aretê.

Sustentabilidade –
A fábrica foi projetada para ter diversos atributos sustentáveis. A planta de produção é uma unidade de baixíssima geração de efluentes líquidos, tratados internamente, tornando-os biodegradáveis e limpos. Esses efluentes são utilizados na irrigação dos jardins da propriedade e limpeza do chão da área externa. Além deste tipo de reuso há a captação e aproveitamento de água de chuva, reduzindo o consumo total de água. A utilização de placas solares já permitiu a redução do consumo de energia em cerca de 50%.
Já os resíduos sólidos, ou seja, o bagaço do malte, tem atualmente duas destinações: alimentação de gado e porcos de fazendas próximas e o reaproveitamento em composteiras de empresas credenciadas pelo INEA.
As embalagens do malte, feitas de sacos de ráfia, que seriam descartadas, são doadas para comunidades quilombolas da região que costuram e transformam em sacolas reutilizáveis.
“Buscamos o reaproveitamento e novos usos para tudo que poderia ser descartado na fábrica, da água, passando pelo bagaço do malte e até as embalagens”, conclui Vera.
Para informações e reservas: 22 99759-0709

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo