Notícias

Diversidade e inclusão serão temas do RH Rio

O RHRio, maior Congresso de Gestão de Pessoas do Estado do Rio de Janeiro , que será realizado nessa terça e quarta (dias 13 e 14/6), dará visibilidade à diversidade e inclusão a partir de reflexões sobre a ocupação de cargos de liderança por pessoas pretas. Além da Cerimônia de Encerramento da 2ª turma do Programa Crescer sem Barreiras, que será no dia 14/6, às, 11h, o Congresso trará a temática em vários painéis:

13/6- 16:50 – Acelerando Carreiras com Diversidade: O Projeto Crescer Sem Barreiras e o Desenvolvimento de Talentos Negros | Beatriz Santanna, Eduardo Ambrozio, Fernanda Santos, Johnny Goodman, Maria Lima, Mariana Guedes, Thaianne Porto, Natalia Fernandes,Joyce Leite e Mover. Facilitador: Top2You

14/4 – 13:40 -Cultura inclusiva: Um estágio além da diversidade | Mafoane Odara.
14/4-15:00- Diversidade de verdade: Cases de sucesso e boas práticas | Robson Oliveira – Demarest, Vinicius Almeida – Elas na Bayer, Volney Berkenbrock – Vozes, Patrícia Santos – Empregue Afro, Renan Batistella – Vagas.com e Vanessa Tarantini – Acnur e Fernanda Santoro.

 

Diversidade

 

 

PROGRAMA CRESCER SEM BARREIRAS

A ausência de ações afirmativas, destinadas ao crescimento profissional gera uma carência de referências negras em cargos de lderança. Para transformar essa realidade e promover a equidade no mercado de trabalho, a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ) criou, em 2021, o programa Crescer sem Barreiras, com um objetivo simples: facilitar a identificação e o mapeamento da taxa de ocupação de pessoas negras em cargos sênior de RH.

A iniciativa faz parte do projeto Empresa sem Barreiras, concebido a partir de uma cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho do RJ, que fomenta a troca de experiências e o apoio mútuo entre profissionais negros atuantes na área de Recursos Humanos, estimulando sua contratação e o desenvolvimento de um plano de carreira.

“Sua empresa tem profissionais negros no RH? Essa provocação que impulsionou o Crescer sem Barreiras, cuja meta é estimular a inclusão e maior representatividade nas áreas de Gestão de Pessoas, incentivando a carreira de profissionais negros em RH. Além de ser a porta de entrada, a Área de Recursos Humanos é guardiã do clima e da cultura de uma empresa, por isso, a importância de se colocar como um espelho da sociedade. comenta Lucia Madeira, presidente da ABRH-RJ.

“Olhando para a nossa realidade (interna e externa), percebemos pouquíssima diversidade racial na liderança dentro da área de RH. Por isso, tivemos a ideia de lançar o programa, que proporciona a visibilidade e o suporte por meio de uma rede de apoio para o crescimento desses profissionais. Nosso principal diferencial está na identificação das competências a serem desenvolvidas e potencializadas para o avanço de carreiras. Os profissionais são direcionados para sessões de coaching e mentoria com parceiros mapeados pela ABRH-RJ e em encontros de networking”, explica Renata Shaw, coordenadora do Crescer sem Barreiras.

Pressionadas pelos investidores, empresas iniciaram uma corrida para rever seus indicadores de diversidade, especialmente no que tange o pilar étnico-racial.

“O momento é histórico porque, pela primeira vez, os negros são maioria nas Universidades públicas e federais do Brasil. Então, a justificativa de que não existem profissionais negros altamente qualificados não é mais sustentável. O que ocorre é um abismo nesse percurso entre a Universidade e o mercado de trabalho, especialmente quando olhamos para as ‘melhores vagas’. Então, estamos no momento certo de virar esse jogo”, comenta Juliana Kaiser, conselheira da ABRH-RJ.

Mais informações e inscrições pelo link: https://www.rhrio.com.br


Portal Utilità

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo