Ações Sociais

Mês do Meio Ambiente: Viveiro Aretê receberá alunos da rede municipal de ensino de Búzios

Crianças de 07 a 12 anos conhecerão o processo de produção de mudas e reflorestamento do bairro

Uma sala de aula diferente, sem paredes, carteiras e quadro. Na próxima terça-feira, dia 06 de junho, alunos do 1º. ao 5º. do Ensino Fundamental de duas escolas da rede municipal de Búzios terão a oportunidade de conhecer o Viveiro Aretê Búzios. Cerca de 60 crianças de 07 a 12 anos farão uma visita guiada pelas dependências do viveiro, com palestras, atividades práticas, visita às áreas de reflorestamento e um lanche no final. Os visitantes poderão ver de perto um importante acervo ambiental de Búzios, com mais de 120 mil mudas.


Os alunos são das escolas Profª Lydia Shermann, na Baia Formosa, e e Eva Maria Conceição de Oliveira, na Vila Verde. Em 2022 coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Búzios estiveram no Viveiro e conheceram um pouco do trabalho, tanto teórico quanto prático, realizado no local.
“A visita realizada nesta terça-feira é resultado da semente plantada em outubro de 2022. Um dos principais objetivos do Viveiro Aretê é a educação e conscientização da população sobre a importância do bioma e vegetação buziana. Uma equipe técnica especializada compartilha esse conteúdo socioambiental e gera experiências ecológicas por meio de visitas guiadas e apresentações práticas e teóricas para todos os tipos de público. É muito gratificante realizar ações como essa com crianças que poderão levar o conhecimento para dentro de casa e par seus círculos de amigos, gerando ainda mais conhecimento e interesse na preservação do bioma de Búzios”, define Pedro Bulhões, líder de da área de Projetos e Construções do Opportunity Imobiliário
O Viveiro Atetê está aberto a todos que têm interesse em conhecer, de segunda a sexta das 10h às 17h. Para isso é necessário fazer um agendamento prévio através do email: viveiro@aretebuzios.com.br .
Sobre o Viveiro Aretê – O Viveiro reúne mais de 50 espécies vegetais nativas, em diferentes estágios de desenvolvimento e modos de cultivo. Em funcionamento desde março de 2020, é o único produtor de mudas nativas em larga escala no município. Ocupa uma área de 23 mil m², onde é feita a geração, multiplicação e hospedagem de mudas de espécies naturais da região utilizadas para a recuperação florestal e paisagismo do bairro. Já foram produzidos mais de 80 mil mudas para o Projeto de Restauração Florestal do Aretê, com a cobertura de uma área de 12 hectares, ou seja, cerca de 10 campos de futebol. A cada ano, dezenas de hectares de vegetação nativa serão plantados em áreas de regeneração do bairro, constituindo, futuramente, uma cobertura verde nativa restaurada.

Viveiro Aretê Búzios
Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 8.300 – Praia Rasa – Búzios, Rio de Janeiro
Funcionamento: segunda à sexta das 10h às 17h.
Agendamento: viveiro@aretebuzios.com.br
Informações: @viveiroarete

Fonte: Carol Oliveira Secchin

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo