Cultura

Zona Norte recebe evento de moda e cultura preta HOJE

A ação será no Espaço Zê êne, quinta-feira (25/05), às 20h, com entrada gratuita

Reduto do samba, do charme e do maior mercado popular do Brasil, o bairro de Madureira será palco do Nkenge Renascer , evento de moda e cultura preta que acontece quinta-feira (25/05) , às 20h , no Espaço Zê êne, no subúrbio do Rio.

Idealizadora do projeto e fundadora da grife Nkenge Resmas, que está há 5 anos no bairro, a estilista Lu Costa afirma que o objetivo do evento é resgatar e valorizar a cultura do povo preto através da arte e da moda. “ A cultura africana tem total influência na nossa arte, na gastronomia, na dança e em diversos aspectos. Na moda não é diferente. Vamos reverenciar nossos ancestrais com a ressignificação das roupas , formas, tecidos e muito estilo“

Nascida no município de São Gonçalo, a artista, de 55 anos, escolheu Madureira para viver e realizar suas criações após perder seu atelier em um incêndio no município. “ Vi queimar em 20 minutos , 25 anos de conquistas e trabalho duro. Fiquei sem esperança. Foi quando surgiu a oportunidade de recomeçar no subúrbio carioca. “ Recebi ajuda de um angolano que acreditou e investiu no meu trabalho sem nem me conhecer. Consegui recurso para inaugurar minha marca que leva o nome do meu “anjo investidor”. Minha vida mudou em Madureira!!!’, afirma.

Lu Costa é professora de figurinos, corte e costura na CUFA há 7 anos. Ela garante que a experiência e a troca com os alunos abriu ainda mais seu olhar para o coletivo periférico. “Quero unir a riqueza das cores africanas com a alegria da cultura suburbana. Faço moda para todos os gostos e bolsos. A moda pra mim é mais que um estilo de vida. É viver intensamente valorizando cada cor e sabor que a vida oferece’, conclui.

Em comemoração aos 5 anos da marca, o grupo que reunirá artistas, modelos, músicos e personalidade do bairro pretende fazer uma celebração da cultura negra com música preta, dança e um desfile de moda com peças e estampas oriundas do continente africano. Na ocasião, haverá sorteio de brinde e um bazar com peças e acessórios de qualidade e valores acessíveis para todos.

A música fica por conta das Irmãs Metralhas e dos DJs Jhury, Bandido Sensível , Claudinho, Wendy e Nathy. Os artistas irão fazer a trilha sonora do desfile e vão animar os convidados.

Serviço:
Data: quinta (25/05)
Hora: 20h
Local: Espaço Zê êne
R. Carvalho de Souza, 182 – Loja F – Madureira / RJ.

Fonte: Isabel Ludgero

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo