Dicas & Curiosidades

5 Cuidados que Você Deve Ter com a Suculenta Haworthia cooperi

Cuidar de uma planta não é tarefa fácil, principalmente se você não tem muita experiência com isso. Por isso, separamos alguns cuidados especiais que você deve ter com a suculenta Haworthia cooperi. Confira!

Rega

A primeira coisa que você precisa saber é que as suculentas não precisam de muita água. Em geral, elas são plantas extremamente resistentes e precisam de pouca água para sobreviver. No entanto, isso não significa que você deve deixar de regá-las completamente.

É importante regar as suculentas de acordo com o clima e o tipo de solo em que elas estão plantadas. No verão, por exemplo, é necessário regá-las com mais frequência, pois o calor tende a secar o solo mais rapidamente. Já no inverno, é recomendado regar as suculentas apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Outra dica importante é não deixar o solo encharcado, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes da planta. Sempre verifique se o solo está seco antes de regar novamente.

Adubação

As suculentas também não precisam de muita adubação. No entanto, é importante adubá-las de acordo com o tipo de solo em que elas estão plantadas. Se o seu solo for rico em nutrientes, você pode adubar as suculentas apenas uma vez a cada três meses. Já se o seu solo for pobre em nutrientes, é recomendado adubar as suculentas a cada seis meses.

Uma dica importante é utilizar um adubo específico para suculentas, pois ele contém os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento dessas plantas. Outra dica é não exagerar na adubação, pois isso pode causar o excesso de nutrientes no solo, o que pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Iluminação

As suculentas precisam de bastante luz solar para se desenvolverem adequadamente. Por isso, é importante plantá-las em locais que recebem bastante luz solar durante o dia. Se possível, coloque-as perto de janelas ou em áreas abertas.

5 Cuidados que Você Deve Ter com a Suculenta Haworthia cooperi
imagem: Divulgação

No entanto, é importante evitar que as suculentas fiquem expostas ao sol direto por muito tempo, pois isso pode causar queimaduras nas folhas da planta. Se possível, mantenha-as à meia-sombra durante o dia e exponha-as ao sol somente durante as primeiras horas da manhã ou nas últimas horas da tarde.

Temperatura

As suculentas são plantas extremamente resistentes e podem suportar temperaturas bastante altas e baixas. No entanto, segundo a Lorena, é importante evitar que elas fiquem expostas a temperaturas extremas por muito tempo, pois isso pode causar danos irreversíveis às plantas.

Se possível, mantenha as suculentas em ambientes climatizados, pois isso evitará que elas sofram com as variações bruscas de temperatura. Outra dica é evitar colocá-las próximas a aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores, pois isso também pode causar danos às plantas.

5 Cuidados que Você Deve Ter com a Suculenta Haworthia cooperi
imagem: Divulgação
5 Cuidados que Você Deve Ter com a Suculenta Haworthia cooperi

Solo

Por fim, é importante escolher um tipo de solo adequado para as suculentas. O ideal é utilizar um solo bem drenado, pois as suculentas não toleram solos encharcados. Uma dica é adicionar areia grossa ou pedras no fundo da vasilha antes de plantar as suculentas, pois isso evitará que o solo fique encharcado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo