Destaque Informa RioSem categoria

Especialista em Segurança de Computadores fala de problemas em sites públicos após ataque hacker a Prefeitura do Rio


Parte do sistema digital da prefeitura do Rio foi atacada nesta segunda-feira (15) por hackers e os serviços online foram prejudicados e suspensos. Os sites de secretarias como a de educação, saúde e fazenda não estão funcionando. A emissão da Nota Carioca, que é a nota fiscal eletrônica, foi suspensa.
A prefeitura confirmou o problema e disse que a Iplan Rio, que é empresa que cuida dos sites da prefeitura já está tentando normalizar o sistema.
Wanderley Abreu Jr Especialista em Segurança de Computadores e Criptografia pelo MIT e Ceo da Storm Group expõe crise nos sistemas públicos de informática e alerta para o problema que pode voltar a ocorrer:
“Não é de se admirar que mais um portal estatal caia em mãos maliciosas. A segurança dos sistemas e dos serviços públicos está longe de ser adequada. Mesmo depois da LGPD nossos dados estão mais em risco que nunca.”


Mais sobre Wanderley:
Wanderley José de Abreu Junior ( Rio de Janeiro , 17 de janeiro de 1978) é um empresário e ex-hacker brasileiro que invadiu a NASA aos 17 anos. Aos 20 anos, identificou mais de 200 pedófilos como parte da Operação Catedral-Rio, a primeira contra pedofilia online feita no Brasil. É mais conhecido no mundo hacker por seu nickname “Storm”. Após invadir a NASA, foi convidado a participar de um programa no Goddard Space Flight Center (GSFC) para mostrar o que fez. Trabalhou também no projeto Galileo, sistema de navegação da Agência Espacial Europeia, e no desenvolvimento de criptografia multinível para tropas da OTAN no Afeganistão.
Wanderley estudou Engenharia Mecatrônica e Sistemas da Informação na PUC-RIO e, recentemente, fez parte da equipe de comunicação do projeto Mars2020 da NASA, que pousou com sucesso o Rover Perseverance na superfície de Marte, em fevereiro de 2021.
Durante a pandemia da COVID-19, fundou o Mercado Gaia, iniciativa que ajuda no escoamento da safra de alimentos do Cinturão Verde Fluminense, atuando em comunidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
Em março de 2021, recebeu a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do estado. Em outubro de 2021, recebeu a Medalha Pedro Ernesto.
Atualmente, Wanderley José é Diretor Executivo do Storm Group, empresa focada na inovação e criação de produtos para sistemas de alto desempenho.

Fonte: Monique Arruda

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo