Destaque Informa RioSem categoria

Palestra Portinari Raros no CCBB RJ

O curador Marcello Dantas e João Candido, filho de Portinari, farão uma palestra gratuita no sábado, dia 20 de agosto, às 15h, sobre a exposição em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Vista por mais de 80 mil pessoas, a exposição “Portinari Raros” está em cartaz até o dia 12 de setembro no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, com cerca de 50 obras pouco vistas ou nunca antes expostas de Candido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.

Para falar sobre o processo de garimpo das obras da exposição e as histórias das descobertas nesse caminho, o curador Marcello Dantas e João Candido, filho de Portinari, farão uma palestra, gratuita e aberta ao público, no próximo sábado, dia 20 de agosto, às 15h, no Auditório do 3º andar do CCBB RJ. ”Vamos abordar os achados, os perdidos e os que estavam escondidos por detrás de outras obras”, afirmam.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do CCBB RJ ou no site da Eventim (bit.ly/ccbbrjeventim) 1 hora antes do início do evento.

Ao final do encontro, serão sorteadas cinco unidades do catálogo da exposição para o público presente. A versão digital da publicação será disponibilizada gratuitamente no site bb.com.br/cultura.

EXPOSIÇÃO PORTINARI RAROS
“Portinari Raros” apresenta a enorme diversidade da obra deste grande artista múltiplo, que explorou diversas linguagens, revelando uma faceta pouco conhecida de um dos nossos mais reconhecidos artistas. Obras originais, raras, como a única cerâmica produzida pelo artista ao longo de toda a sua vida, estudos de dois cenários produzidos para o “Balé Iara”, da companhia Original Ballet Russe, e um dos estudos para o painel “Guerra”, da ONU, estão na exposição, assim como pinturas e desenhos em diversas técnicas, e figurinos, mostrando um artista eclético, que se aventurou em diversas manifestações artísticas muito além de sua zona de conforto.

“Portinari é o maior pintor da brasilidade, tem um papel chave no modernismo brasileiro e foi um artista bastante multidisciplinar no seu tempo, encontrou caminhos e linguagens, diversidade de estilos e possibilidades. Apesar de ser uma figura muito conhecida no Brasil, muita gente não tem noção da enorme diversidade de linguagens que ele explorou e é isso que a exposição mostra”, afirma o curador Marcello Dantas.

Ocupando o primeiro andar do CCBB RJ, a mostra é dividida em seis núcleos temáticos: “Fauna”, “Paisagens acidentais”, “Desenhos”, “Infância”, “Carajá”, “Balé” e “Flores”, que darão um amplo panorama das diversas facetas e linguagens exploradas por Portinari, revelando um artista eclético, pesquisador, capaz de se arriscar em outras formas de criatividade, como figurino, cenários, ilustrações e novas linguagens, trazendo à tona um Portinari invisível, ousado e pouco conhecido.

Completa a mostra a instalação digital Carrossel Raisonné, que leva o público a uma viagem por mais de cinco mil obras catalogadas de Portinari. Os trabalhos são apresentados em sequência cronológica, em uma projeção com mais de oito horas de duração, mostrando um panorama da enorme diversidade de estilos que é a produção do artista.

MARCELLO DANTAS
Marcello Dantas é um premiado curador interdisciplinar com ampla atividade no Brasil e no exterior. Trabalha na fronteira entre a arte e a tecnologia, produzindo exposições, museus e múltiplos projetos que buscam proporcionar experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção. Nos últimos anos esteve por trás da concepção de diversos museus, como o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo; Museu da Natureza, na Serra da Capivara, Piauí; Museu da Cidade de Manaus; Museu da Gente Sergipana, em Aracaju; Museu do Caribe e o Museu do Carnaval, em Barranquilla, Colômbia.

Realizou exposições individuais de alguns dos mais importantes e influentes nomes da arte contemporânea como Ai Weiwei, Anish Kapoor, Bill Viola, Christian Boltanski, Jenny Holzer, Laurie Anderson, Michelangelo Pistoletto, Rebecca Horn e Tunga. Foi também diretor artístico do Pavilhão do Brasil na Expo Shanghai 2010, do Pavilhão do Brasil na Rio+20, da Estação Pelé, em Berlim , na Copa do Mundo de 2006. Atualmente, é responsável pela curadoria da próxima edição da Bienal do Mercosul que ocorre em 2022, em Porto Alegre, e é curador do SFER IK Museo em Tulum, México. Formado pela New York University, Marcello Dantas é membro do conselho de várias instituições internacionais e mentor de artes visuais do Art Institute of Chicago.

JOÃO CANDIDO PORTINARI
João Candido Portinari, diretor-geral e fundado do Projeto Portinari. Graduado em Mathématiques Supérieures (1959) e Mathématiques Spéciales (1960) pelo Lycée Louis-Le-Grand de Paris . Engenheiro Civíl de Telecomunicações pela École Nationale Supérieure des Télécommunications de Paris (1963). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute Of Technology (MIT – 1966).

Após longos anos no exterior, retornou ao Brasil em 1966, a convite da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores do Departamento de Matemática da PUC-Rio, do qual foi Diretor entre 1968-70.

Em 1979, concebeu e implementou o Projeto Portinari e desde então segue cotidianamente à frente de todas as suas realizações e conquistas enquanto Fundador e Diretor Geral.

Sobre o CCBB RJ
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a domingo, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 150 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes e cafeterias, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.

Serviço: Palestra Portinari Raros
Dia 20 de agosto de 2022, às 15h
Auditório 3º andar
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3808.2020
Entrada gratuita.
Ingressos na bilheteria ou no site da Eventim (bit.ly/ccbbrjeventim) 1 hora antes do evento.
Capacidade: 100 lugares.

Exposição Portinari Raros
Funcionamento: Segunda, quarta a sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 9h às 20h.
Fechado às terças-feiras.
Classificação indicativa: livre  
Entrada gratuita.
Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site/app Eventim: bit.ly/ccbbrjeventim
Curadoria: Marcello Dantas
Produção: Magnetoscópio
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Projeto Portinari

Fonte: Beatriz Caillaux / Midiarte Comunicação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo