Geral

Saverio Scarpati leva capoeira à Região dos Lagos

Em poucos meses, a Região dos Lagos conquistou protagonismo no cenário mundial da capoeira ao receber o Volta ao Mundo Bambas (VMB), um dos maiores eventos de cultura e esporte da modalidade. À frente dessa expansão está o empresário e economista Saverio Scarpati, 48 anos, que decidiu se mudar para Saquarema há apenas quatro meses e, desde então, vem aproximando o litoral fluminense de iniciativas de alcance global.

Com transmissão pela Com Brasil TV e conteúdos exibidos no Canal Combate, o VMB transformou-se em referência internacional sob a liderança de Saverio. Nos últimos três anos, a competição distribuiu mais de meio milhão de reais em prêmios e passou por palcos emblemáticos como o Morro da Urca, a Arena 1 do Parque Olímpico, em São Paulo, e a Arena Hall, em Brasília, além de chegar aos Estados Unidos e à Suécia. O projeto também cresceu em novos formatos, como a seletiva musical — apelidada de “The Voice da Capoeira” — e o VMB Científico, voltado para pesquisas sobre performance.

“Me encantei por Saquarema e percebi rapidamente que havia espaço para aproximar a região de projetos com impacto internacional”, afirma Saverio.

Entre 10 e 13 de setembro, será a vez de Maricá receber a décima edição do VMB, reunindo grandes nomes da capoeira de diferentes países. A etapa é fruto de dezenas de seletivas nacionais e internacionais e promete unir esporte, música e identidade cultural em um só encontro. Segundo Saverio, o impacto vai muito além das competições: “Eventos desse porte movimentam turismo, cultura e a economia local. Quero que a população da Região dos Lagos reconheça as oportunidades que isso pode trazer para jovens, artistas e empreendedores”.

E os planos não param por aí. Em novembro, o VMB 11 deve ampliar a presença internacional de atletas e consolidar a Região dos Lagos como referência fixa no calendário da capoeira. A edição contará ainda com a participação especial dos ex-lutadores do UFC Thiago Marreta e Elizeu Capoeira, que farão um jogo de capoeira como atração principal.

Para Saverio, o litoral fluminense reúne todos os elementos para unir tradição e inovação. “Assim como o surfe tornou Saquarema mundialmente conhecida, quem sabe a capoeira não passa a fazer parte da agenda de Maricá e de outras cidades da região?”, projeta o empresário.

Fonte: Hilton Mattos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo