Notícias

Prefeitura do Rio intensifica combate à dengue em 25 bairros

A Secretaria Municipal de Saúde segue intensificando as iniciativas de combate às arboviroses — doenças como dengue, zika e chikungunya — na última semana de janeiro. Nos dias 28 e 29, equipes especializadas estarão em campo, abrangendo 25 bairros distribuídos pelas regiões Norte, Sul, Sudoeste e Oeste da cidade, com ações focadas no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas enfermidades.

Na quarta-feira (28), os agentes do programa “SVS na Rua” atuarão nos bairros de Taquara, Itanhangá, Curicica e Cosmos. Na quinta-feira (29), as atividades serão estendidas para as localidades de Paquetá, Botafogo, Copacabana, Tijuca, Grajaú, Olaria, Higienópolis, Irajá, Cascadura, Cavalcante, Quintino Bocaiúva, Campinho, Madureira, Pavuna, Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Acari, Bangu, Campo Grande, Pedra de Guaratiba e Santa Cruz.

Desde o início das ações, até 17 de janeiro de 2026, a secretaria já vistoriou 457.352 imóveis para identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. Durante esse período, foram tratados ou eliminados 59.652 depósitos com potencial de se tornarem criadouros do mosquito. Somente em 2025, as equipes realizaram 12.297.072 visitas domiciliares, tratando ou removendo 1.684.674 recipientes propícios ao acúmulo de água.

Além das fiscalizações, a SMS promove campanhas educativas e ações de mobilização social, com o objetivo de orientar a população sobre práticas preventivas e reforçar a importância do engajamento coletivo e individual na luta contra as arboviroses urbanas.

Moradores podem solicitar vistorias e comunicar suspeitas de focos do mosquito Aedes aegypti por meio da Central 1746.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Comercial e assessores de imprensa