Notícias

Mês de combate ao bullying: Palestra artística conscientiza alunos em escolas públicas do Rio

Arte Faz Parte Produções usa linguagem teatral para romper com o bullying e a violência entre estudantes

Neste mês de combate ao “bullying” e à violência na escola, a palestra artística educacional “Bullying, qual é a Graça?”, criada há 10 anos pela produtora de impacto social Arte Faz Parte, busca conscientizar crianças e adolescentes sobre as graves consequências da prática, visando coibir essa agressão em escolas e universidades. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada cinco jovens brasileiros vítimas de bullying considera que a vida não vale a pena e já pensou em suicídio. Foi a partir dessa realidade que o ator e psicossociólogo Victor Meirelles criou a palestra.

“Fui convidado para apresentar um espetáculo teatral sobre bullying em uma escola pública e após a apresentação um aluno de 10 anos relatou a ideação suicida, então foi desse momento que partiu a inspiração para criar a palestra artística. Uma forma de conscientizar de maneira bem humorada e leve”, contou Victor Meirelles, fundador da produtora Arte Faz Parte Produções.

Foi a partir da Lei 13.277 de 2016, que o dia 7 de abril foi instituído como a data para alertar sobre o bullying e outras tantas violências praticadas em escolas, sendo o período de conscientização composto por iniciativas ao longo do mês.

“Atividades que possibilitem ouvir os estudantes são essenciais nesse processo. Ao fim das nossas apresentações abrimos uma roda de conversas, onde vivenciamos falas e trocas emocionantes, como o reconciliar de colegas de turma ao entender que a piada, apelido e a agressão doem muito no outro e não tem graça nenhuma, ainda que sejam feitas no mundo virtual, já que infelizmente a prática ocorre também na internet”, conta Victor Meirelles.

Além da capital, ao longo deste mês, escolas públicas de diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro , como Nova Iguaçu, Itaguaí, São Gonçalo, entre outras, serão contempladas com a palestra.

Arte Faz Parte Produções

Atua como ponte entre a arte e a educação desde 2008, desenvolvendo projetos e propostas culturais, como: palestras artísticas, rodas de conversas, oficinas criativas, exposições interativas e itinerantes e apresentações artísticas. Com vasta experiência em produção de projetos de impacto social, a produtora está comprometida com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), como plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz, igualdade social e a prosperidade, com uma agenda de tarefas até 2030.

Assessoria de imprensa
Natália Trotte
(21) 99487-1494

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo