Cultura

Liga do Natal: Caravana itinerante percorre praças públicas de 6 municípios do Rio de Janeiro promovendo arte, cultura e diversão em família

Com uma programação lúdica, gratuita e acessível para todas as idades, o evento leva para o público peça de teatro com Papai Noel e sua turma, cinema, shows locais, oficinas e brincadeiras do dia 1 a 10 de dezembro

Entre 01 e 10 de dezembro as cidades de Teresópolis, Petrópolis, Rio de Janeiro , Duque de Caxias, Bom Jardim, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto receberão uma programação repleta de atrações especiais do projeto itinerante Liga do Natal, uma verdadeira festa para confraternizar e reunir toda a família. Na programação, totalmente acessível e gratuita, acontecem brincadeiras nas praças, contação de histórias, oficinas de arte, distribuição de gibis, Cine de Natal, shows de atrações locais e o mais esperado pelo público: o espetáculo teatral “Liga do Natal”, cuja história tem como protagonista uma Mamãe Noel negra e empoderada que, junto com o Papai Noel e os símbolos do natal Estrela, Árvore, Boneco de Neve e Duende, vão viver uma verdadeira aventura no Rio de Janeiro. Interativo e com muito humor, o espetáculo promove a participação do público e a formação de plateia, contando ainda com audiodescrição e libras.

A produção de conteúdo em diversos formatos e plataformas ampliam o alcance do projeto, por meio das redes sociais que apresentam vídeos, tutoriais, vlogs de bastidores e trilha sonora original disponíveis nas redes sociais da Liga do Natal, o que faz do projeto uma verdadeira plataforma de entretenimento natalino. “Toda estratégia é construída a partir de um pensamento multiplataforma e transmídia, que conversa com o público em diversos canais e é permeada por muito entretenimento, apresentando o Natal em uma perspectiva renovada e atraente para toda a família, seja nas atividades presenciais ou na comodidade da sua casa”, explica Priscylla Mesquita, idealizadora e diretora geral do projeto.

A Liga do Natal é uma iniciativa que busca fortalecer e renovar a tradição natalina por meio de valores como solidariedade, inclusão e respeito à diversidade. “Toda concepção do projeto parte da perspectiva de que no natal estamos mais propícios a ter um olhar mais cuidadoso para si, para o outro e para o mundo. Neste sentido, toda narrativa é construída de modo a inspirar bons pensamentos, atitudes e valores que possam fortalecer os vínculos sociais”, ressalta Flávia Muluc, Diretora Artística e Pedagógica do projeto. Do planejamento à execução, o projeto é pautado por questões que passam pelo acesso à arte e cultura, formação de plateia, acessibilidade, inclusão social e sustentabilidade. O projeto é liderado por mulheres e possui uma equipe diversa e inclusiva.

Além do evento itinerante e da plataforma de conteúdo, a Liga do Natal também pode ser vista nas telonas com o seu filme longa metragem “Uma aventura no Rio”. Neste ano, o filme será exibido em uma sessão única no dia 1 de dezembro, gratuitamente, no Rio de Janeiro. Aos domingos, nos dias 3, 10 e 17 de dezembro nos cinemas da Rede Cine+ nos municípios de Guapimirim, Itaocara, Paraty, Areal e Casimiro de Abreu, também com entrada gratuita. E nos dias 14, 15 e 16 de dezembro no Cine FUNARJ nos bairros do Jacarezinho e Cantagalo Pavão-Pavãozinho.

A Liga do Natal conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto já conta com 8 edições, 30 cidades e mais de 140 mil pessoas impactadas diretamente. Além de proporcionar alegria e diversão às famílias, o projeto tem impacto positivo na geração de conhecimento, emprego e renda, envolvendo ativamente as comunidades locais em seu processo de produção e desenvolvimento. No ano de 2022, mais de 200 empregos foram criados, 2,6 toneladas de alimentos foram doados e mais de 20 mil pessoas participaram de um natal inesquecível.

Sobre a Enel Distribuição Rio:
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Serviço Liga do Natal 2023

Exibição do filme “Uma aventura no Rio”
Rio de Janeiro (sessão única)
Data: 1 de dezembro
Local: Teatro Alcione Araújo – Biblioteca Parque Estadual – Av. Presidente Vargas 1261, Centro

Guapimirim
Datas: 3, 10 e 17 de dezembro
Horário: 16h
Local: Praça Agnaldo Pereira – Rua Lozita Julião Fernandes, 339-405 – Parada Modelo

Itaocara
Datas: 3, 10 e 17 de dezembro
Horário: 10h
Local: Rua Coronel Roque Teixeira Alves – Rua Cel. Roque T. Alves, 83 – Cidade Nova

Paraty (exibição itinerante):
30/11 (quinta-feira): Bairro Ilha das Cobras, às 20h
02/12 (sábado): Bairro Ponte Branca, às 20h
07/12 (quinta-feira): Bairro Caboré, às 20h
09/12 (sábado): Bairro Pantanal, às 20h
14/12 (quinta-feira): Bairro Corisco, às 20h
16/12 (sábado): Bairro Condado, às 20h
21/12 (quinta-feira): Bairro Várzea do Corumbê, às 20h
22/12 (sexta-feira): Bairro Várzea do Corumbê, às 20h

Areal
Datas: 3, 10 e 17 de dezembro
Horário: 16h
Local: Rua Nicanor Garcia da Rosa, 197

Casimiro de Abreu
Datas: 3, 10 e 17 de dezembro
Horário: 16h
Local: Praça Jadylson Marchan de Araújo – Rua Alcebiadina Demier Brust, no loteamento Jardim Aparecida

Jacarezinho
Datas: 15 e 16 de dezembro
Horário: 17h e 19h
Local: Cine FUNARJ, na Sala Compositor Barbeirinho do Jacarezinho – Av. Darci Vargas, Jacarezinho, Rio de Janeiro

Cantagalo Pavão-Pavãozinho (PPG)
Datas: 14 e 15 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Cine FUNARJ, Cantagalo Pavão-Pavãozinho (PPG), no Auditório do Brizolão – Rua Alberto de Campos, 12, Rio de Janeiro

Caravana itinerante
01/12 (sexta-feira) – Teresópolis (Praça Olímpica Luís Camões – Rua Manuel Madruga, 121-171 – Várzea)
02/12 (sábado) – Petrópolis (Palácio Quitandinha – Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha)
03/12 (domingo) – Duque de Caxias (Praça do Parque Equitativa, Av. Automóvel Clube, 10, Santa Cruz da Serra)
08/12 (sexta-feira) – Bom Jardim (Praça João Almeida, Av. Nilo Peçanha, 68 – Centro)
09/12 (sábado) – Trajano de Moraes (Praça Nilo Peçanha)
10/12 (domingo) – São Sebastião do Alto (Praça Délcio Vahia Abreu – s/n, Valão do Barro/São Sebastião do Alto – RJ)

Programação Caravana
16h às 19h – Brincadeiras na praça, contação de histórias e distribuição de gibis
16h às 19h40 – Globo de neve gigante
19h às 19h30 – Cine de Natal: O Natal da Luna
19h30 às 20h20 – Apresentações culturais de artistas locais de cada município
20h30 às 21h30 – Apresentação do espetáculo “Liga do Natal”
21h30 – Encerramento

Programação cultural multiplataforma e transmídia
A Liga do Natal engaja o público por meio de diversos canais, oferecendo uma experiência rica em entretenimento. Além da caravana itinerante e da produção audiovisual, a Liga apresenta conteúdo digital exclusivo. O site oficial (https://ligadonatal.com.br/) serve como portal central, enquanto as redes sociais do projeto, como a página no Instagram (https://www.instagram.com/ligadonatal/), a página no Facebook (https://www.facebook.com/ligadonatal/), o canal do Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYRgpxhqyvvgJVJFlw4fvlQ), o canal no TikTok (https://www.tiktok.com/@ligadonatal), oferecem uma variedade de conteúdos. A trilha sonora original do projeto também está disponível no Spotify (https://open.spotify.com/artist/45lE1j0qT2GBWxlSzfI1EO?si=_4M0rog1QFSHApavLNeplg), no Deezer (https://www.deezer.com/br/artist/115700292) e na Apple Music (https://music.apple.com/br/album/liga-do-natal-ep/1655145552), garantindo que a experiência seja acessível nas mais diversas plataformas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo