Notícias

Alienação Parental: como identificar e quais são as Ações Recomendadas

A alienação parental refere-se à manipulação de uma criança por um familiar (não apenas os pais) para que ela rejeite, forme uma imagem negativa ou desrespeite o pai ou a mãe.

Para identificar, é essencial notar mudanças no comportamento da criança em relação a quem está supostamente sendo alienado, como resistência a visitas, desobediência ou linguagem negativa.

Se um pai ou mãe se sente vítima de alienação parental, ele(a) deve:

1. Manter a comunicação aberta com o filho, buscando entender sem forçá-lo a tomar partido.

2. Registrar incidentes ou evidências de alienação.

3. Considerar terapia familiar.

4. Optar por mediação para resolver conflitos.

5. Se necessário, buscar assistência jurídica para tomar medidas legais e defender seus direitos e o bem estar do filho, pois as consequências da alienação parental podem ser nefastas na formação de uma pessoa, além de prejudicar severamente a saúde mental dos pais.

O bem-estar da criança deve ser sempre priorizado, e a colaboração entre os pais é vital, mesmo em tempos de desentendimento. Mas não sendo possível, é essencial que medidas judiciais sejam tomadas, para que você, seu filho e a família não sofram com esse tipo de atitude reprovável.

*Alienação parental Artigo do colunista Leonardo Marcondes, advogado especialista em direito de família. (@leonardomadureiradv).


Portal Utilità

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo