Notícias

Como identificar os perfis de liderança?

No mundo de hoje, é cada vez mais necessário entender de gente e usar as mais diversas ferramentas e estilos de liderança. Saber lidar com pessoas, passou a ser um pilar essencial do sucesso no mundo profissional e empresarial, neste novo cenário em que as pessoas são as protagonistas.

No livro “Empresa Feitas para Vencer” de Jim Collins, ele relata que em sua pesquisa, o estilo do líder é sem dúvidas o pilar central que levará a organização ao sucesso ou ao fracasso. Mas como a liderança pode fazer para inspirar as pessoas à ação? Existem diversas formas de liderar, mas afinal, como identificar algumas delas e seu impacto na gestão de pessoas? Como um líder pode ser identificado no dia a dia?

O poder do gestor está na autoridade do cargo e seu papel é viabilizar com que os recursos sejam alocados de maneira assertiva em cada setor. O líder por sua vez, é responsável por planejar, executar e controlar e desenvolver o time, mas não é por isso que ele deva se descuidar das suas atribuições de gestor, mas seu foco principal são as pessoas.

É a liderança que ajuda cada indivíduo a superar adversidades, buscarem o desenvolvimento profissional, transmite valores, motiva o grupo e questiona o status quo. A energia que ele emprega em cada uma das suas ações, o destaca claramente em relação ao perfil de gestão. Se você conhece alguém que faça tudo isso, certamente ela é uma líder.

É importante ressaltar que ser gestor e líder ao mesmo tempo é algo que requer equilíbrio para o sucesso da carreira. Segundo os pesquisadores Brillo e Boonstra (2018) no livro Liderança e Cultura Organizacional para Inovação, existem diversos estilos de liderança que podem ser identificados e o melhor, podem ser modelados por qualquer um de nós. Dentre eles, se destacam o estilo empreendedor, carismático, participativo e transformacional.

No estilo empreendedor geralmente temos a presença dos fundadores da empresa no comando das operações. São líderes com muita iniciativa, comunicação, engajamento, inspiração e cobrança. Nesse estilo ainda o comando é centralizado fazendo com que a equipe tenha pouca liberdade de criar e agir sem o aval de quem comanda.

O estilo transformacional, usado geralmente quando os fundadores passam a direção para outra pessoa, o líder tem uma compreensão profunda dos valores fundamentais, sociais e emocionais do ser humano.

Liderança
No estilo carismático se destacam os comportamentos como influência, comunicação, construção e expectativa.

Ao contrário do estilo empreendedor, os líderes com estilo transformacional costumam ser bons ouvintes, têm a capacidade de confiar na equipe e são excelentes na arte de gerenciar conflitos. Eles criam situações para que as pessoas possam confiar nele, gerando assim um laço de admiração e respeito. O objetivo deste estilo de liderança, é transformar a cultura da empresa e aumentar o engajamento através do empoderamento baseado na visão, missão e valores.

No estilo carismático se destacam os comportamentos como influência, comunicação, construção e expectativa. São excelentes oradores e quando falam, levam as pessoas a sentirem e verem o sucesso profissional e da empresa quando do alcance das metas e objetivos. São realizadores natos, pois sabem como ninguém como empoderar o time na busca do resultado. Percebem como ninguém as mínimas mudanças de atitudes e as corrige com velocidade.

Na liderança participativa se destacam a escuta ativa, a orientação, avaliação e capacidade de delegar tarefas. Adoram criar um plano estratégico de carreira para ajudar as pessoas a se desenvolverem em cima dele. Esse estilo procura tomar decisões e criar planejamentos sempre em conjunto com as pessoas, despertando assim o engajamento coletivo pois assim todos sentem-se donos da ideia, aumentando a responsabilidade e consecutivamente a motivação. São ótimos na arte de oferecer feedbacks e não tem medo de trazer a tona problemas e até mesmo falar de emoções desde que isso contribua para desenvolvimento do time

Cada líder tem um estilo que mais se evidencia, mas o importante é estudá-los e conhecê-los a fundo. Os excelentes líderes não utilizam apenas um tipo, mas vários ao mesmo tempo, pois cada pessoa tem uma visão de mundo diferente e a maneira como a liderança toca o coração das pessoas, fará elas agir e progredir.

Liderança * Artigo do colunista Ronan Mairesse, é especialista em comportamento humano e liderança. (@ronanmairensse).


Portal Utilità

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo