Notícias

Aeroportos do Rio intensificam vacinação contra o sarampo para viajantes

Aeroportos do Rio terão postos de vacinação para turistas e moradores antes do show de Shakira

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai reforçar a imunização contra o sarampo nos aeroportos da cidade nos dias que antecedem o evento “Todo Mundo no Rio”, marcado para o próximo domingo (2), com show da cantora Shakira. A ação ocorre diante da expectativa de aumento expressivo no número de visitantes, especialmente estrangeiros.

Nos próximos dias 30 de abril e 1º de maio, os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim (Galeão) contarão com postos de vacinação funcionando das 8h às 16h. O objetivo principal é aplicar a vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, além de oferecer doses da vacina contra a febre amarela.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, a iniciativa busca evitar a entrada e a disseminação do sarampo na cidade, considerando o risco ampliado por surtos registrados em outros países e pelo fluxo intenso de turistas internacionais. “Com o aumento de visitantes, os aeroportos se tornam pontos fundamentais para reforçarmos a proteção tanto da população local quanto dos turistas”, destacou Prado.

Podem se vacinar pessoas de até 59 anos. Para quem tem até 29 anos, o esquema vacinal prevê duas doses: quem nunca foi vacinado pode iniciar o esquema e agendar a segunda dose, enquanto aqueles com apenas uma dose devem completar a proteção. Já para o público entre 30 e 59 anos, é recomendada uma dose única, caso ainda não tenha sido vacinado.

Além dos pontos especiais nos aeroportos, a vacinação segue disponível rotineiramente nas 243 salas de imunização espalhadas pela cidade, como nas clínicas da família, centros municipais de saúde e no Super Centro Carioca de Vacinação, que funciona diariamente em Botafogo (das 8h às 22h), no ParkShoppingCampoGrande (Zona Oeste) e no Shopping Nova América (Zona Norte).

Para se imunizar, basta apresentar um documento de identidade, e, se possível, a carteira de vacinação.

Serviço:

  • Aeroporto Santos Dumont
    Datas: 30 de abril e 1º de maio
    Horário: 8h às 16h
    Local: Ao lado do guichê da Gol

  • Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão)
    Datas: 30 de abril e 1º de maio
    Horário: 8h às 16h
    Local: Terminal 2, desembarque, 1º piso

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Comercial e assessores de imprensa