Moda & Estilo

Tipos e Estilos de Barbas da Moda
– Tendências

Você sabia que a barba não é somente algo estiloso? Esse conjunto de pelos em torno do rosto possui uma história de séculos.

Não se sabe bem quando essa grande tendência começou, mas é possível localizar alguns relatos há aproximadamente 30 mil anos, quando os ancestrais descobriram que era possível remover os pelos com o uso de pedras.

Os homens nobres do Egito antigo cultivavam a barba como um sinal de status. Na Grécia, os famosos filósofos já possuíam fartas barbas.

Aos homens com barba, em tempos passados, foram atribuídas algumas qualidades como potência sexual, sabedoria e status social. Em algumas culturas também já foi considerada falta de higiene!

Já para algumas religiões, a pessoa que tem a barba é uma pessoa considerada importante me seu meio de convivência.

Mas afinal o que é a barba e para que ela serve?

A barba nada mais é do que um conjunto de pelos que cresce em torno do queixo, muito mais visto em homens do que em mulheres. Ela começa a crescer, normalmente, na puberdade por conta do hormônio masculino, a testosterona.

A função fisiológica da barba é aquecer e proteger o rosto e filtrar o ar da respiração. Não disse que não era apenas um acessório?

Assim, trouxemos algumas curiosidades sobre os tipos de corte de barba para cada rosto e os estilos de comprimento.

Tipos de Cortes Barba para Cada Rosto

Tipos e Estilos de Barbas da Moda - Tendências

A barba, além de fazer parte da personalidade da pessoa, pode ser utilizada para deixar o rosto mais harmônico.

Confira abaixo qual estilo de rosto e barba combinam melhor com você:

Rosto Redondo

O interessante nesse formato de rosto é aparar a barba em um formato mais rente ao queixo, mais quadrado ou em formato pontudo, em V, que ajuda a angular e alongar o rosto.

O rosto redondo combina com mais de um tipo de barba, ela pode ser completa deixando o desenho reto da bochecha e o fio maior, afinando o rosto.

Pode ser também a “barba baldo” que é utilizado para alongar o rosto, ou até mesmo aquela barba mais cheia chamada de lenhador que também ajuda a alongar o rosto.

Nesses dois últimos o que os diferencia é o tamanho da barba no final do corte, sendo que o primeiro ficará um pouco mais curta do que o segundo.

Rosto Quadrado

Nesse formato de rosto o ideal é alongar o formato do rosto, mantendo o corte estreito nas laterais com pelos mais longos, suavizando as linhas da mandíbula e do queixo.

A barba aparada pode ser também utilizada no rosto quadrado ela ficará melhor rente à pele e irá manter a linha da mandíbula.

Nesse formato de rosto a barba no estilo baldo também combina, já que manterá as mandíbulas destacadas e tirará um pouco da agressividade.

Rosto Oval

Esse formato de rosto favorece quase qualquer tipo de barba, sendo que o mais perfeito é aquele estilo “por fazer” deixando o rosto aparente com as linhas faciais que já são bem definidas.

O estilo lenhador fica ótimo nesse formato de rosto já traz a sensação de alongar o rosto.

O rosto oval combina super bem com a barba aparada e curta. Esse estilo dá ao rosto a simetria perfeita quando utilizado.

Rosto Diamante

Em rosto diamante, o ideal é que seja usado um estilo de barba com os pelos do queixo mais curtos e, assim, passam a impressão de aumentar as laterais do queixo, para alargar a mandíbula.

Rosto Fino

Nesse estilo de rosto, a verdade é que não existe um estilo de barba ideal, o que existem são as técnicas de usar os pelos faciais para acentuar o que considera positivo, e disfarçar o que incomoda a pessoa.

Se a intenção é alargar o rosto, o ideal é deixar a barba crescer nas laterais, criando um volume.

Se a ideia for disfarçar o queixo, é ideal que a barba seja menos volumosa. Por fim, se a intenção for deixar o rosto mais quadrado ou redondo, basta deixar crescer uma barba cheia e modelar os pelos.

Rosto Comprido

As pessoas que possuem o rosto comprido costumam ter o queixo mais proeminente e fino, assim, para deixar o visual mais proporcional, é indicado utilizar barbas que são mais cheias e com bigodes mais longos.

Ajudando assim a desviar a atenção do queixo. Ou então, utilizar barbas que cobrem apenas o queixo, deixando-o mais arredondado.

Estilos de Barba Bonitas

A verdade é que não existem estilos de barbas bonitas, cada pessoa deve adaptar a barba ao seu estilo pessoal.

Os estilos de barba mais pedidos pelos homens ultimamente são: cavanhaque, estilo lenhador, barba no estilo vintage e a barba ducktail.

Vale lembrar que existe um estilo de barba para cada tipo de rosto. Então, é sempre melhor dar uma consultada num barbeiro para não se arrepender.

Barba tipo lenhador

Esse estilo é um dos mais queridinhos pelos homens. Esse modelo de barba é longo, com suas laterais mais curtas, e bem menos volumosas do que o centro da barba, ajudam a criar um efeito de silhueta fina e contornada.

Esse estilo de barba é perfeito para os rostos de formato redondo ou quadrado.

Barba grande

A barba grande se divide em vários outros estilos de barba, podendo ser daqueles estilos mais desgrenhados e soltos ou daqueles mais cuidados e aparados.

Quem curte uma barba grande tem sempre que ter muito cuidado com os pelos para que eles não embolem e não vierem algo impossível de se pentear.

Barba grisalha

Esse é um dos estilos mais charmosos de barba, tem ganhado espaço entre as pessoas que gostam de um charme a mais.

Antigamente era muito difícil de ver os homens assumindo os pelos grisalhos de suas barbas, porém, seu charme acaba sendo tão grande que virou febre entre os homens com mais idade ou até mesmo jovens que descolorem a barba.

Barba degradê

Assim como o próprio nome sugere, esse estilo de barba conta com um efeito degradê nos pelos do rosto, com um belo contraste.

Esse estilo é normalmente composto por pelos bem curtinhos na área da costeleta e crescem gradativamente até a altura do maxilar, onde se tornam mais volumosos e longos.

Barba falhada

Tipos e Estilos de Barbas da Moda - Tendências
imagem: Divulgação

A barba falhada não é um estilo de barba escolhido pelas pessoas. Essa característica normalmente já nasce com a pessoa.

Em determinadas regiões do rosto, os pelos não crescem de jeito nenhum, deixando algumas falhas na barba.

Existem alguns cuidados e cortes que acabam ajudando a amenizar essa característica.

Barbas Viking

Tipos e Estilos de Barbas da Moda - Tendências

Esse corte de barba também é muito adotado pelos homens, sua característica principal é o volume.

A barba Viking surgiu através dos nórdicos que utilizavam esse estilo para impor medo aos adversários e também para aguentar as baixas temperaturas do clima frio.

Geralmente nesse estilo, a barba ganha um formato triangular, sendo aparada nas laterais e bem longa abaixo do queixo

Barba crespa

A barba crespa normalmente é mais grossa e possui um volume maior. É possível diferenciá-la as outras barbas através de sua textura e estética.

Para esse estilo de barba é sempre importante ficar de olho na hidratação e na nutrição dela, já que ela é um pouco mais ressacada do que as demais.

Barba sem bigode

Normalmente ao se falar de barba, já temos a imagem na cabeça de uma pessoa com o conjunto completo, ou seja, pelos na mandíbula, cavanhaque, costeletas e bigode.

Porém, existem vários modelos de barba sem que seja necessário o bigode estar presente.

Normalmente, as barbas que não vêm acompanhadas de bigodes tendem a ser mais baixas e menos chamativas.

Barbas para jovens

Independente da idade, a barba é um estilo que atinge muitos homens. Entretanto, alguns jovens acabam ficando com a barba mais falhada por não ter crescido completamente ainda.

Para os jovens é mais fácil manter aquela barba mais curtinha, ao invés de tentar um estilo lenhador, por exemplo.

Barbas para carecas

Para quem já não possui os pelos na cabeça ou raspa por opção, tem sempre a alternativa de manter os pelos faciais.

Por possuir somente uma região com pelos faciais, as pessoas que são carecas, normalmente, tendem a cuidar mais dos pelos de sua barba e bigode.

Uma pessoa careca pode assumir qualquer estilo de barba que sempre terá um grande destaque em seu rosto.

Barbas para homens morenos

Não existe um corte de barba específico que se destine a homens morenos. Os cortes de barba são divididos, na verdade, pelo tipo de rosto do homem e não necessariamente pela cor do cabelo ou da barba.

Entretanto, é possível observar que os homens de cabelos mais escuros tendem a optar por barbas mais chamativas.

Barbas para homens loiros

Da mesma forma explicada anteriormente, a definição da barba depende muito do estilo do rosto do homem.

As barbas loiras tendem a ser mais discretas e mais aparadas.

Estilos por Comprimento

Podemos dividir os tipos de barba em dois, sendo eles:

Barbas Longas

As barbas longas são as queridinhas entre os homens que curtem estilos mais chamativos.

Dentro dessa categoria podemos observar alguns dos cortes mais cobiçados pelos homens na atualidade.

Trouxemos alguns dos cortes que estão na lista de desejo de muitos homens:

Barbas Curtas

Esse estilo, mesmo sendo considerado um pouco menos usado, também é cheio de charme e beleza.

Procuramos alguns dos cortes mais populares entre os homens, e os reunimos aqui:

  • Balbo: nesse estilo cheio de elegância e sofisticação, a barba balbo vem acompanhada de um bigode, junto com um cavanhaque alongado pela mandíbula, sem o uso de costeletas.
  • Fade/Degrade na barba: estilo que virou tendência em todo mundo em 2021, a barba degradê é utilizada com as costeletas raspadas, e um aumento gradativo do comprimento dos fios até o centro do rosto.
  • Risco na barba: quem diria que os riscos chegariam também às barbas. Não é mesmo? Estilo que ganhou visibilidade em 2021, os riscos na barba acompanham os riscos do cabelo.
  • Barba por fazer: estilo usado desde sempre por homens de todo o mundo, essa barba é uma das grandes tendências para 2022. Nesse estilo, a barba traz linhas bem marcadas nas maçãs do rosto.

Por fim, trouxemos algumas dicas de como manter os fios da sua barba saudáveis e fortes.

  1. Limpar a barba diariamente

É essencial cuidar dos fios da barba da mesma forma que se cuida dos fios do cabelo. Além de lavar e enxugar a barba existem produtos específicos para esse fim. É ideal sempre fazer a higiene após as refeições.

  1. Hidratar os fios do rosto

Esse passo é muito importante, pois pode auxiliar a evitar irritações na região dos pelos. Existem hoje pomadas e cremes que ajudam a controlar os fios e modelá-los.

  1. Aprender a técnica correta para se barbear

Fazer a barba pode ser considerada uma arte? Alguns especialistas diriam que sim! É necessário observar que por exemplo, utilizar água morna para umedecer os pelos e deixar os poros bem abertos ajuda na hora de se barbear.

  1. Evitar coçar a região

Esse hábito é bastante comum entre os homens, o problema é que devido ao coça coça na região, muitos pelos acabam encravando e atrapalhando a direção de crescimento.

Evitar coçar a barba é muito importante para o crescimento dos pelos.

E aí? Conseguiu identificar o seu estilo de barba ideal e aproveitar as nossas dicas?  Esperamos que sim!

Tipos e Estilos de Barbas da Moda - Tendências

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo