Destaque Informa RioSem categoria

Rio sediará evento inédito de capoeira

Conhecidos e renomados no mundo da luta, Saverio Scarpati, Thiago Santos e Luiz Felipe Mendonça dos Santos idealizaram um projeto para impulsionar ainda mais a capoeira na vida de quem já pratica e também apresentar o esporte a quem não conhece.

O ‘Volta do Mundo – Bambas’ é uma competição inédita na capoeira entre oito atletas selecionados pela organização, que se enfrentarão em quatro estilos de jogos a cada rodada, em um espetáculo de energia, luta, velocidade, malícia e destreza corporal.

As performances vão ser realizadas em um palco com telão e serão transmitidas ao vivo pelo Youtube no dia 13 de agosto, a partir das 18:00h.

No Brasil são cerca de nove milhões de praticantes e simpatizantes de capoeira e eles terão acesso gratuito aos melhores da atualidade no país.

Quem puder e quiser acompanhar presencialmente, o campeonato acontecerá no Rio de Janeiro , no ESPAÇO DE EVENTOS FIRE – Avenida das Américas, nº 7899, Bloco 1, Loja 104, na Barra da Tijuca.

“Neste confronto inédito, o campeão receberá o cinturão do VOLTA DO MUNDO, além de uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5.000 assim como ocorre em outras modalidades de artes marciais, como o boxe e o MMA, inaugurando um momento histórico na capoeira mundial, nosso objetivo é contribuir pela profissionalização da capoeira no Brasil e no mundo”, diz Savério Scarpati.

Thiago Marreta faz questão de frisar a importância do evento pada a capoeira: “Queremos ver a capoeira recebendo todos os holofotes que ela merece, assim como nossos atletas. Hoje em dia, é muito difícil para um atleta viver da capoeira, conseguir patrocínios e assim divulgar e crescer ainda mais o alcance do esporte, e infelizmente muitos acabam desistindo ou indo buscar oportunidades em outras artes marciais que já possuem esse tipo de cenário. Mas com este projeto visamos remunerar nossos atletas, e fomentar o mercado da capoeira, trazendo os olhares de investidores através de um evento e assim beneficiar a todos”.

Conheça um pouco sobre os idealizadores:

Saverio Scarpati, idealizador, sócio e diretor executivo do projeto: Empresário e CEO em vários setores, capoeirista há 30 anos e empreendedor, fundador do Projeto Social CT CDD sediado na comunidade da Cidade de Deus, na região de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. O projeto, que iniciou em 2016 desenvolvendo um trabalho de conscientização social e humana através de atividades como lutas, reforço escolar e cultura popular. Ganhou reforço em 2020 com a entrada do amigo lutador profissional de Artes Marciais Mistas, Thiago Marreta.Thiago Santos, “embaixador” e sócio: Mais conhecido como “Thiago “Marreta” nome pelo qual foi apresentado ao grande público no reality show “The Ultimate Fighter Brasil”,  da Rede Globo. Lutador profissional e atualmente atleta de MMA na competição UFC na categoria meio-pesado, Marreta também vai dividir com Saverio a realização deste evento para reconhecimento desta categoria.
 
Luiz Felipe Mendonça dos Santos, diretor-técnico:
“Felipe Tropeço”. Lutador reconhecido em várias modalidades, faixa preta de Luta Livre, Jiu Jitsu e corda preta de Capoeira. O atleta traz em sua bagagem toda a sua experiência como atleta de competição, por ter participado como lutador e organizador em dezenas de competições ao longo de sua trajetória nas modalidades em que atua, além de Coach dos seus alunos lutadores.

Os oito atletas competidores, todos referências na capoeira brasileira, são:
 
Moicano
Mauricio Japão
Mestre Ivan
Sem Coluna
Arthur Fiu
Tiziu
Felipe Cica
Erick Maia

Fonte: Monique Arruda

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo