Sem categoria

Cidade Integrada: Governo inicia reforma da Cohab do Jacarezinho

Ação do programa Casa da Gente e com investimento de R$ 6,8 milhões, essa foi uma das promessas do governador à comunidade do Jacarezinho, quando do lançamento do Cidade Integrada

As obras do Cidade Integrada no Jacarezinho avançam na área habitacional. Depois de iniciar a topografia e sondagem do terreno do Canal do Rio Salgado, o Governo do Estado deu início na manhã do dia 24/06 às obras de reforma e requalificação dos 700 apartamentos do Conjunto Habitacional Cohab do Jacarezinho. O governador Cláudio Castro, o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi, e o presidente da Comissão de Obras da Alerj, Max Lemos, reafirmaram que esse é mais um avanço do programa na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Foto: Felipe Bragança

Castro lembrou que essas são as primeiras obras de uma promessa que ele fez à comunidade. Outros empreendimentos estão sendo licitados para atender às famílias que aguardam há mais de dez anos por uma moradia digna, assim como haverá a reforma de outros conjuntos habitacionais. Para o governador, a conquista de espaço para novos investimentos, através do trabalho de reequilíbrio financeiro, em parceria com a Assembleia Legislativa, e da assinatura do Regime de Recuperação Fiscal foi essencial para que o Rio de Janeiro pudesse virar a página e pudesse vislumbrar um futuro melhor.

‘Nossa luta não é apenas para trazer equipamentos sociais, mas reformar conjuntos e construir moradias para essas famílias que aguardam há anos por um lar digno. Por isso, além dessa intervenção no Cohab, iremos iniciar a construção de 743 casas ainda este ano no Jacarezinho. Tenho a certeza de que esses novos projetos irão trazer mais dignidade aos moradores daqui’, frisou o governador.

As obras de reforma e requalificação incluem pintura externa, pintura dos corredores, impermeabilização e reforma dos telhados, limpeza de caixas d’água e cisternas e acessibilidade em todos os prédios. Também haverá modernização do sistema elétrico, que há anos não passa por manutenção.

‘O programa Casa da Gente, assinado pelo governador e o então secretário e atual presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa, deputado Max Lemos, tem diversas vertentes e essa é uma das mais importantes, porque as famílias que ganharam os imóveis há mais de dez anos sentem-se abandonados. Esse é um novo momento do governo fluminense e, além dos 22 conjuntos que estão sendo reformados, também estamos com muitas licitações em andamento’, explicou Rogério Brandi, ao lado do subsecretário de Habitação e coordenador executivo do Cidade Integrada, Allan Borges.

Moradora do conjunto desde que nasceu, dona Patrícia Faria (50) comemorou a iniciativa. “Esse lugar precisava do olhar do governo, pois há mais de 20 anos que não tem uma reforma. Hoje tenho a esperança de ter um condomínio com mais qualidade e agradável. Me sinto muito agradecida por isso”, contou a aposentada.

A moradora Patricia Faria

Outras obras

O Governo do Estado já entregou a reforma do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila; do complexo esportivo, com piscina e quadra poliespotiva; as unidades do Desenvolve Mulher e as unidades da Faetec nas comunidades de Manguinhos e do Jacarezinho; o Centro de Referência da Juventude de Manguinhos; o posto do Detran; e a unidade da Agência Estadual de Fomento (AgeRio) e o Campo do Abóbora, um ícone do lazer da comunidade.

Conjunto Habitacional Cohab do Jacarezinho / Foto: Felipe Bragança

_____________________________________________

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo