Destaque Informa RioNotíciasSlide Capa

Cinema Nosso abre formações gratuitas para ensinar crianças e adolescentes a criarem filmes, jogos de cartas e games

Projeto Super Hacka Kids está com inscrições abertas para crianças e adolescentes do Rio de Janeiro que tenham entre 10 e 15 anos

De acordo com a pesquisa Game Brasil, aplicada em todo o território nacional em 2021, 84,1% dos pais e responsáveis criaram o hábito de jogar com seus filhos. Essa tendência trouxe uma melhor percepção sobre o universo dos games, tanto como opção de passatempo e entretenimento quanto uma alternativa de carreira. Com os avanços da tecnologia e essa nova tendência, a instituição Cinema Nosso oferece formações gratuitas e online em Cinema, Jogos Analógicos e Jogos Digitais para crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos, do Rio de Janeiro. As inscrições do Super Hacka Kids estão abertas até o dia 7 de março e possuem vagas limitadas para garantir atenção diferenciada aos alunos e qualidade no ensino. Para se inscrever e saber mais informações, clique aqui ou acesse o site www.cinemanosso.org.br .

O projeto propõe que crianças e adolescentes se empoderem a partir do movimento “faça você mesmo”, envolvendo não só a prática de prototipação pela tecnologia, como também, através de temas relacionados a problemas reais da sociedade. As formações são diferenciadas por idade ideal onde: Cinema (audiovisual em filmes e animações) são entre 10 e 14 anos; Jogos Analógicos (criação de jogos de cartas) entre 10 e 12 anos; e Jogos Digitais (desenvolvimento de games) entre 13 e 15 anos. O Super Hacka Kids é realizado pelo Cinema Nosso, patrocinado pela RioCardMais, Ingresso.com e Dataprev, através da Lei de Incentivo à Cultura – ISS e recebe o apoio do Criança Esperança.

Super Hacka Kids 2021

No último ano, o projeto abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e trabalhou com a temática do ODS 11 sobre mobilidade urbana e cidade sustentável. Os alunos e alunas puderam entender melhor sobre o assunto, refletir e criar jogos digitais, analógicos e até mesmo curtas em filmes ou animações. “Eu gostei do curso, porque gosto muito de ver filmes. Aprendi várias coisas que consigo ter, mais ou menos, alguns critérios para saber se o filme é bom ou não é tão bom. Agora, eu consigo ter um olhar diferente do que eu tinha antes de fazer o curso”, conta Janaina de Morais, de 13 anos, aluna da formação de Audiovisual do Super Hacka Kids.

Foram 58 alunos e alunas que, juntos, realizaram oito filmes, quatro protótipos de games, três filtros para redes sociais e três jogos de cartas onde puderam apresentar seu pitch em dois momentos: na mostra final online (disponível no Canal do Youtube do Cinema Nosso) e em um evento presencial no espaço de cinema da instituição. Lá, eles também conheceram pessoalmente alguns dos colegas de turma, já que o curso é em formato online e síncrono.

Sobre o Cinema Nosso
O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro, que trabalha há 20 anos com Juventudes, Educação e Audiovisual. Foi fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual a partir do filme Cidade de Deus. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude cuidadosamente acompanhados de um projeto de vida ou carreira ajudando o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o 11th China Internacional Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Também possui a Metodologia premiada, Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 , aliada ao movimento STEAM, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.

Serviço: Super Hacka Kids – formação online
Data para inscrições: até 7 de março de 2022.
Valor: Gratuito.
Público: crianças e adolescentes de 10 a 15 anos do Rio de Janeiro.
Inscrições e mais informações: www.cinemanosso.org.br ou IG: @cinema_nosso

Fonte: Rosa Andrade / Agência TARGET

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo