Sem categoria

A Tenda das Candidatas convoca mulheres de todo o Brasil para circuito gratuito de capacitação política



Dois mil e vinte e dois  está chegando e trazendo consigo uma ousada meta planejada por Laura Astrolabio, Dandara Lima e Hannah Maruci, co-fundadoras e coordenadoras d’A Tenda das Candidatas: as três almejam que daqui a 12 meses, as ex-alunas da formação política idealizada por elas consigam se eleger para os cargos de deputadas estaduais, federais, senadoras e governadoras. O desafio começa agora, com a abertura das inscrições para este ciclo de formação. 

No mínimo 60% das vagas serão reservadas para mulheres negras, 10% para mulheres quilombolas, 10% para mulheres indígenas, 10% para mulheres com deficiência e 10% para pessoas LBTQIA+. A formação começará no dia 4 de novembro e terá a jornalista, professora e ativista Anielle Franco na abertura.

Formação inclusiva 

Na Temporada de 2021-2022, A Tenda não abrirá mão dos princípios que já estão em seu DNA: a defesa dos direitos humanos e a realização de uma formação política que dê suporte para as selecionadas exercerem o pensamento crítico e atingirem o seu máximo potencial, levando em consideração o combate às desigualdades históricas e estruturais do Brasil, como o machismo e o racismo. 

O primeiro Bloco da formação ocorrerá entre novembro e dezembro de 2021 e contará com Anielle Franco (Instituto Marielle Franco), Fernanda Matos (Escuta Candidata), Ana Carolina Lourenço e Juliana Marques (Mulheres Negras Decidem), Débora Pinho (Change.org), Emília Lucy (Goianas na Urna) e Ângela Chaves (Agência Compenso). 



Somadas a esse time de especialistas, as três co-fundadoras que agora se mantêm no Projeto, Dandara, Laura e Hannah, esperam pela inscrição de mulheres e pessoas LBTQIA+ que se considerem lideranças – seja dentro de partidos políticos ou fora da política institucional, como associações profissionais ou de bairro, líderes comunitárias em áreas urbanas ou rurais, comunidades indígenas ou quilombolas, entre outros.

“A nossa motivação d’A Tenda é a de democratizar o acesso à formação política e às ferramentas de campanha geralmente restritas às candidaturas consolidadas financeiramente”, afirma Dandara

SERVIÇO
Circuito de capacitação apartidário, com aulas e tutorias para mulheres líderes com intenção de se elegerem no futuro, principalmente negras, quilombolas, indígenas, mulheres com deficiência e pessoas LBTQIA+. 


Inscrições:  de 13 de outubro à 20 de outubro, pelo link Acompanhe mais notícias sobre A Tenda pelo link www.instagram.com/instadatenda

Fonte: Tássia Di Carvalho / Agência IS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo