Notícias

Academia Carioca completa 17 anos incentivando hábitos saudáveis no Rio

Programa Academia Carioca completa 17 anos promovendo saúde e integração no Rio

O Programa Academia Carioca, iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, chega a 17 anos de atuação nesta quarta-feira (24), consolidando-se como referência em promoção da saúde e prevenção de doenças no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde sua criação, em 2009, mais de 1,2 milhão de moradores da cidade foram beneficiados pelas atividades, que vão muito além da prática de exercícios físicos.

Atualmente, cerca de 203 mil pessoas participam regularmente das ações oferecidas pelo programa, distribuídas em 222 unidades de Atenção Primária, incluindo clínicas da família e centros municipais de saúde. Destes, 57% têm mais de 60 anos, reforçando o papel fundamental da Academia Carioca na promoção do envelhecimento saudável e da autonomia da população idosa.

A coordenadora do programa, Junia Cardoso, destaca a transformação proporcionada não apenas na saúde física dos participantes, mas também na criação de laços sociais, na autoestima e no senso de pertencimento comunitário. “O programa tornou nossos espaços de saúde pontos de encontro e acolhimento. Cada aula é uma chance de cuidar do corpo, mas também de fortalecer amizades e demonstrar que nunca é tarde para mudar de vida”, afirma.

O quadro de profissionais conta atualmente com 126 educadores físicos, que desenvolvem atividades variadas, como caminhadas, ginástica, dança, alongamento, capoeira e ações educativas. O objetivo central é ampliar o acesso à prática supervisionada de exercícios, contribuindo para a prevenção e o controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Os resultados são expressivos: 90% dos participantes passaram a controlar melhor a pressão arterial, 61% relataram redução de peso e 52% diminuíram o índice de massa corporal, comprovando o impacto positivo da iniciativa na saúde coletiva.

Depoimentos mostram impacto na vida dos cariocas

Além dos números, o programa acumula histórias de superação e transformação. Carlos Carvalho, de 48 anos, conheceu a Academia Carioca após recomendação médica para melhorar seu quadro de hipertensão e colesterol alto. “Cheguei a pesar 125 kg. Em seis meses, perdi 20 kg e, em um ano, foram 40 kg a menos. Hoje, além dos benefícios para a saúde, fiz amigos e sinto que faço parte de uma comunidade”, relata.

A aposentada Maria de Lourdes Marques, de 71 anos, moradora da Rocinha, frequenta as atividades há mais de 14 anos. Para ela, a participação foi essencial para enfrentar um momento difícil e manter a vitalidade. “A Academia Carioca foi a melhor escolha. Além dos exercícios, temos passeios, conhecemos pessoas de outros bairros e mantemos a mente ativa. O programa faz parte da minha vida”, conta Lourdes.

Com uma trajetória marcada pela promoção da qualidade de vida, integração social e incentivo a hábitos saudáveis, a Academia Carioca se consolida como um dos principais pilares de saúde preventiva na capital fluminense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Comercial e assessores de imprensa