ArtRio movimenta o Centro Cultural dos Correios com nova agenda cultural

A artista Manu Gomez utiliza a pintura como instrumento para questionar as dinâmicas intensas de exploração que marcam a sociedade contemporânea, com especial atenção às questões ligadas ao universo do trabalho. Inspirando-se em experiências vividas dentro de sua própria família, Manu lança um olhar crítico sobre as exigências incessantes impostas pelo capitalismo, identificando nelas resquícios de práticas herdadas do período escravocrata e da subjugação dos corpos.
Dessas reflexões nasce o universo imaginário “Sonhos dos Invisíveis”, título que batiza também a nova série da artista. Nesse conjunto de obras, Manu busca dar visibilidade à luta cotidiana dos trabalhadores e alimentar sonhos de transformação social. As memórias do pai, envolvido com a pesca submarina em Arraial do Cabo, além de influenciarem sua formação em Biologia, servem de base para composições em que pescadores e peixes se fundem, formando um só coletivo, semelhante a um grande cardume.
A metáfora do agrupamento, comum tanto no comportamento animal quanto nas estratégias de sobrevivência humana, aparece como crítica ao modo como o sistema trata pessoas e peixes como simples números ou mercadorias. As pinturas propõem, assim, uma reflexão sobre a desumanização e a objetificação presentes no trabalho contemporâneo.
A exposição, composta por recortes do projeto “Sonhos dos Invisíveis”, convida o público a refletir sobre a exploração laboral e os efeitos do ritmo acelerado imposto pela sociedade atual, que impacta não apenas nossas relações interpessoais, mas também a maneira como nos relacionamos com o meio ambiente. Ao sugerir a necessidade de repensar modelos de vida e organização social, a artista propõe caminhos para uma convivência mais harmoniosa e sustentável.
“À beira-mar, somos muitos”, individual de Manuela Gomez, será inaugurada no Centro Cultural Correios RJ, localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro do Rio de Janeiro. A abertura acontece no dia 25 de março de 2026, das 16h às 20h. O público poderá visitar a mostra gratuitamente entre 25 de março e 9 de maio de 2026, de terça a sábado, das 12h às 19h.
