Notícias

Prefeitura do Rio e Senac RJ oferecem 4.900 vagas em cursos gratuitos para capacitação profissional

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (11), uma parceria inédita com o Senac RJ para lançar o projeto “Rio do Futuro”, voltado à qualificação de jovens e adultos. O programa irá oferecer 4.900 vagas em 188 cursos gratuitos de formação técnica e profissional, abrangendo áreas como inteligência artificial, empreendedorismo, programação, administração, gastronomia, moda, produção manual, hotelaria e serviços.

A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT), Juventude (JUVRio), Políticas para Mulheres e Cuidados (SPM-Rio) e o Instituto Fundação João Goulart (FJG). Os cursos foram definidos levando em conta as demandas socioeconômicas e as características dos diferentes territórios da cidade.

As aulas acontecerão em diversas unidades do Senac RJ espalhadas pela cidade — incluindo Copacabana, Barra da Tijuca, Madureira, Campo Grande, Bonsucesso, Irajá e Cinelândia —, além de espaços públicos como as Naves do Conhecimento (presentes em regiões como Nova Brasília, Penha, Madureira, Realengo, Engenhão e Padre Miguel), a Casa da Juventude e as Casas da Mulher Carioca (Tia Doca, Dinah Coutinho, Elza Soares e Polo Campo Grande).

Distribuição das oportunidades

O projeto será dividido entre as secretarias parceiras. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação ofertará 2.010 vagas em 67 turmas, com opções como “IA para vendas”, “IA para redes sociais” e “Office com IA”. O Instituto Fundação João Goulart terá quatro turmas para 100 gestores públicos, com temas como “IA além do prompt”, “IA para produtividade” e “Power BI”.

Já a Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados (SPM-Rio) oferecerá 1.843 vagas em 80 cursos nas áreas de gastronomia, hotelaria, administração, moda, inteligência artificial e redes sociais. A Juventude Carioca (JUVRio) disponibilizará 709 oportunidades em 15 cursos, distribuídos entre a Casa da Juventude do Centro e as unidades Senac da Barra e Madureira, em horários variados.

O início dos cursos

O primeiro curso do programa começa em 23 de fevereiro, na Nave do Conhecimento do Engenhão, com duas turmas voltadas para “IA para vendas” e “Office com IA”, sob responsabilidade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Instituto Fundação João Goulart inicia suas atividades em 16 de março, no Senac Cinelândia, com aulas de Power BI voltadas a servidores públicos.

As inscrições para todas as formações já estão abertas por meio da plataforma Oportunidades Cariocas, considerada o canal oficial da Prefeitura para cursos e capacitações. Novas turmas e oportunidades serão divulgadas ao longo do ano, com calendário e locais a serem informados.

Ampla variedade de cursos

Entre os cursos ofertados destacam-se opções como “Inteligência Artificial – Muito Além do Prompt”, “IA para Redes Sociais”, “Assistente de Confeitaria”, “Atendimento Hospitaleiro”, “Design Gráfico Digital”, “Programação Mobile – React Native”, “Recepção de Hotéis”, “Camareira: Técnicas de Limpeza e Arrumação”, “Modelagem e Costura para Iniciantes” e “Quentinhas de Milhões”. O objetivo é ampliar as oportunidades de empregabilidade e fomentar o desenvolvimento econômico local.

Sobre o Senac RJ

Com mais de oito décadas de atuação, o Senac RJ é referência em qualificação profissional para o setor de comércio, serviços e turismo no estado. Desde 2023, é signatário do Pacto Global da ONU e reforça seu compromisso com a inclusão social por meio da oferta gratuita de cursos que atendem às necessidades do mercado de trabalho.

Para mais informações e inscrições, acesse a plataforma oficial Oportunidades Cariocas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Comercial e assessores de imprensa