Eventos

OAB Barra promove roda de conversa sobre os limites legais do amor e a proteção nas relações afetivas

Em um cenário de constantes transformações sociais e novas dinâmicas familiares, a OAB Barra da Tijuca realiza, no dia 15 de julho, um encontro que convida à reflexão, à informação e ao empoderamento. A partir das 15h, a sede da 57ª Subseção da OAB/RJ, no Shopping Marapendi, recebe a solenidade de posse das comissões, seguida por uma roda de conversa dedicada aos desafios jurídicos das relações socioafetivas.

Com temas como “Relações Socioafetivas”, “Quando o Amor Precisa de Limites Jurídicos” e “A Proteção Jurídica da Mulher nas Relações Afetivas”, o evento propõe um olhar atento sobre a importância de instrumentos legais — como contratos de namoro, pactos antenupciais e acordos de união estável — na promoção da autonomia, prevenção de conflitos e garantia de direitos, especialmente das mulheres.

A conversa contará com a participação de profissionais com forte atuação no direito e compromisso com a causa. Entre os nomes confirmados estão o juiz federal, mestre e autor Rodolfo Kronemberg Hartmann e a presidente da OAB Barra, Renata Mansur, que destaca o papel fundamental da advocacia preventiva:

“É urgente discutirmos os limites jurídicos nas relações. Muitas mulheres ainda vivem em contextos de vulnerabilidade afetiva. Precisamos oferecer informação e ferramentas para garantir sua proteção e liberdade”, afirma Renata.

Também participam do encontro a advogada Tathiata Carvalho, presidente da Comissão de Direitos das Famílias; a cerimonialista e integrante das comissões da OAB Mulher e de Direito Contratual Civil, Katia Treitler; e o advogado Gabriel Oliveira, presidente da OAB Jovem da Barra.

A roda de conversa é uma iniciativa conjunta da Comissão da OAB Mulher e da Comissão de Direito Contratual Civil, sob coordenação de Simone Nasser e Sérgio Neves, com apoio das comissões de Direito de Família e OAB Jovem. A vice-presidente da OAB Mulher, Karla Mendes, também estará presente.

Mais do que uma cerimônia institucional, o evento busca criar um espaço aberto e acolhedor para o diálogo sobre os vínculos afetivos na contemporaneidade e o papel do Direito na promoção de relações mais justas e conscientes.


SERVIÇO
Evento: Posse das comissões da OAB Barra e roda de conversa
Tema: Relações socioafetivas e contratos – Quando o amor precisa de limites jurídicos
Data: 15 de julho de 2025 (terça-feira)
Horário: 15h às 19h
Local: Sede da OAB/RJ – Barra da Tijuca
Endereço: Shopping Marapendi – Av. das Américas, 3959, salas 217/222, Barra da Tijuca – RJ
Entrada gratuita. Sujeito à lotação.

Fonte: Hilton Mattos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Comercial e assessores de imprensa