Saúde e Beleza

Dossiê dos Fios: 7 cuidados essenciais para manter os fios saudáveis no Verão

Com a chegada do Verão, os cuidados com os cabelos exigem atenção especial. O aumento da exposição ao Sol, o contato com a água do mar e da piscina, além da umidade, são fatores que podem prejudicar a saúde dos fios, provocando ressecamento, opacidade e até quedas.

Para garantir que o cabelo se mantenha hidratado, brilhante e forte, é preciso investir em produtos e práticas que protejam a estrutura capilar.

E para falar sobre o tema a Dra. Alexandra Lopes, especialista em Medicina Capilar da clínica Les Peaux, destaca esses cuidados e responde a dúvidas sobre o tema ao final.

1. Aposte em hidratação profunda

A hidratação é fundamental para combater o ressecamento causado pelo Sol, assim como água do mar e da piscina. Ingredientes como glicerina, pantenol e ácido hialurônico são excelentes aliados nesse processo, pois atraem e retêm a água nos fios, mantendo-os bem hidratados e com mais brilho. As máscaras de hidratação profunda podem ser aplicadas semanalmente para garantir que a umidade não seja perdida.

2. Proteja os fios com filtro solar capilar

Assim como a pele, o cabelo também precisa de proteção contra os danos causados pela radiação UV. Produtos com filtros solares específicos para os cabelos formam uma barreira contra o Sol, evitando que os fios fiquem desidratados e quebradiços. Ingredientes como filtros UV e proteínas ajudam a selar a hidratação e garantir a saúde do cabelo.

3. Aposte em óleos vegetais para nutrição

Os óleos vegetais, como óleo de argan, óleo de coco e óleo de jojoba, são perfeitos para repor a hidratação natural dos fios, que pode ser perdida devido à exposição excessiva ao Sol. Além de nutrirem profundamente, esses óleos têm propriedades emolientes, que ajudam a suavizar e restaurar a maciez do cabelo.

4. Use produtos com queratina

A queratina é uma proteína natural dos fios, responsável por sua força e elasticidade. Durante o Verão, o cabelo pode sofrer danos mecânicos devido ao vento, à água do mar e ao cloro da piscina, o que pode enfraquecer a fibra capilar. Produtos com queratina ajudam a restaurar a estrutura do cabelo, tornando-o mais resistente e menos propenso à quebra.

5. Evite o uso excessivo de calor

O uso excessivo de chapinhas, secadores e babyliss pode agravar o ressecamento e danificar ainda mais os fios. Tente limitar o uso desses aparelhos durante o Verão e, quando necessário, aplique um protetor térmico nos fios. Esses produtos criam uma camada de proteção contra o calor intenso e evitam que a fibra capilar sofra alterações na sua estrutura.

6. Lave os fios com água fria ou morna

Embora seja tentador tomar banhos de água quente, a água fria ou morna é a melhor opção para lavar os fios. A água quente abre as cutículas capilares, o que pode ressecar ainda mais o cabelo, enquanto a água fria ajuda a selar a cutícula, mantendo os fios mais alinhados e hidratados.

7. Use um bom leave-in com proteção térmica e UV

O leave-in é um ótimo aliado para o cuidado diário com os fios, especialmente no Verão. Além de proporcionar hidratação contínua, um bom leave-in contém ingredientes como silicones, proteínas e filtros solares, que ajudam a proteger os fios contra os danos do sol, da poluição e do uso de ferramentas térmicas.

6 perguntinhas bônus sobre o tema com a Dra. Alexandra Lopes, especialista em Medicina Capilar da clínica Les Peaux

1 – Quais são os principais danos que o Verão pode causar aos fios e como podemos evitar esses efeitos?

Ressecamento: causado pela exposição ao sol , vento e cloro das piscinas

Quebra e Pontas Duplas: devido ao enfraquecimento da fibra capilar, o cabelo perde muita água no verão.

Mudança de cor ou desbotamento: principalmente em cabelos tingidos ou descoloridos, devido a radiação UV

Opacidade: perda do brilho natural

Como evitar:

Usar chapéus e bonés para proteger os fios

Enxaguar os cabelos com água doce após mergulhos no mar ou piscina.

Manter uma rotina de hidratação e nutrição capilar semanal

2- Como escolher o protetor solar capilar adequado para diferentes tipos de cabelo?

Cabelos oleosos : optar por produtos em spray ou líquidos, com fórmulas leves e livres de óleo

Cabelos Secos: Usar protetores em creme ou leave-in que também hidratem os fios.

Cabelos finos: preferir produtos em spray para não pesar

Cabelos quimicamente tratados: buscar protetores ricos em ativos reparadores como queratina e ceramidas.

3 – O uso de óleos capilares pode sobrecarregar os fios no Verão? Quais são os mais indicados para hidratação e nutrição no calor?

Sim, o uso excessivo de óleos pode sobrecarregar os fios, e ocorrer efeito rebote ao invés de hidratar ressecar os fios, lembre-se: Água e óleo não se misturam.

Óleo de coco: hidratação profunda, não exagerar , 40 minutos 2 x por mês são suficientes

Óleo de Argan; nutrição e protege contra o calor

Óleo de Semente de Uva: leve, ideal para cabelos oleosos.

Óleo de Jojoba: Regula a oleosidade e hidrata.

4 – Quais ingredientes você recomendaria em produtos capilares para quem sofre com ressecamento devido ao Sol ou ao cloro das piscinas?

Aloe e Vera- Hidrata Profundamente

Pantenol (Pró- Vit. B5) auxilia na retenção de águas nos fios

Ácido Hialurônico- também ajuda a reter água nos fios.

Silicone Solúveis: criam uma barreira protetora nos fios

5 – Qual a frequência ideal para hidratação profunda no Verão, considerando que o cabelo pode perder hidratação mais rapidamente nessa estação?

A hidratação profunda deve ser feita uma vez por semana no Verão.

6- A terapia capilar pode ser uma solução eficaz para cabelos extremamente danificados pelo Verão? Quais tratamentos você indicaria?

Dependendo do que se entende por terapia capilar, se estamos falando de cronograma capilar acho super válido. Lembrando que qualquer alteração no couro cabeludo, dermatite, queimadura, reação alérgica a alguns produtos, é necessário procurar ajuda médica o mais rápido possível, em algumas situações os danos e a queda podem ser irreversíveis.

Fonte: Viviana Navarro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo