Notícias

Documentário sobre Santo Daime terá exibição exclusiva no Recreio Shopping

Com o mote de que boas estórias se perdem se não forem registradas, o documentário “Flor de amor na Terra” narra a saga dos dirigentes da Casa de Maria Damião para firmar uma igreja do Santo Daime há 25 anos no meio da floresta em Vargem Grande, bairro localizado em zona urbana do Rio de Janeiro .

A história da igreja, os “causos” e informações históricas da própria doutrina do Santo Daime são narradas e ricamente ilustradas nesse documentário. O longametragem também é recheado de depoimentos de lideranças espirituais, bem como de seus atuais dirigentes, filiados e amigos da Casa.

Santo daime
O lançamento do longa-metragem ocorrerá no cinema em única exibição e já tem venda antecipada de ingressos.

A obra terá exibição única no dia 26 de novembro (domingo) às 9h na sala Cinesystem do Recreio Shopping, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

“A Casa de Maria Damião (CMD) trilhou nestes 25 anos uma estrada de árduo caminho, onde apenas aqueles com grande devoção trilhariam. Um caminho de valor que agregou aos seus muitos contos e estórias um senso de família, razão pela qual, foi fundada com o nome de “casa”, explicou Bianca Gama, microbiologista e uma das madrinhas da casa. Por costume, na doutrina do Daime, as lideranças espirituais são chamadas de madrinhas e padrinhos.

Angélica Ervatti, sua mãe, já foi costureira, empreendedora, desenvolveu um sistema floral com centenas de essências e é pioneira dessa jornada junto de seu esposo, Julio da Mata. Angélica, que é madrinha e co-fundadora da CMD, diz que ser “casa” implica em ser lar, um local de refúgio a todos aqueles que querem “se casar com o Divino”, ela disse poeticamente à reportagem.

“A Casa de Maria Damião não é só de Maria Damião; é de todos os que se esforçam em buscar a Deus. Nós somos uma casa pronta pra receber as bênçãos da persistência: o conhecimento, o amor, a alegria e o progresso”, descreveu.

Julio da Mata, seu esposo, é engenheiro de formação e já trabalhou nos bastidores de uma das maiores emissoras de televisão do Brasil. Guiado pela espiritualidade, ele foi parar – com toda a sua família – em um sítio em Vargem Grande para dar início ao trabalho que depois se consolidou e se tornou a Casa de Maria Damião.

“Tem sido um enorme desafio estar à frente de uma obra em que somos dirigidos pela espiritualidade por caminhos que não conseguimos antecipar. Implica em rendição, pró atividade e em não criar dificuldades no que ela deseja fazer. Esse caminho nos exigiu mudar os planos de vida diversas vezes, abrir mão de coisas que acreditávamos ser o melhor…”, contou Julio da Mata, padrinho e fundador da igreja.

“E ainda assim, olhando para esses 25 anos, cremos que tudo valeu à pena e vemos também os frutos de uma missão de entrega e amor”, afirmou.

A última reforma da igreja foi um dos feitos heróicos narrados no documentário. Cerca de 15 toneladas de madeira foram levados ladeira acima, na linguagem popular, “em lombo de burro”, isto é, nos ombros dos filiados da casa.

Em um dos dias de mutirão, as toras foram transportadas debaixo de chuva com poucos homens. O feito lembra as histórias dos pioneiros da doutrina abrindo terrenos na mata fechada para construção de pontos de Daime nas florestas do Estado do Acre.

“Nós somos um grupo extremamente aguerrido e sabemos pelo quê empregamos os nossos esforços. Somos uma casa de cura, de comunhão e procuramos seguir o que os pioneiros da doutrina nos deixaram não apenas na forma das sessões, mas nos valores de perseverança, firmeza e honra ao Divino Poder”, disse Ricardo Coulamy, advogado e padrinho da casa.

Os interessados podem comprar ingressos antecipados com a produtora Daniele Teles pelo Whatsapp (21) 96426-9713.

SERVIÇO
Documentário ‘Flor de Amor na Terra’
Única exibição
Data: 26 de novembro
Hora: 9h
Local: Sala Cinesystem do Recreio Shopping
Endereço: Av. das Américas, no 19019 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

IMG 20231123 WA0030

 


Portal Utilità

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo