Notícias

Programa da ABRH/RJ visa promover maior número de profissionais de RH negros

Estão abertas as inscrições para profissionais de RH, negros e negras, para participar do programa com pilares nas temáticas: Competências de RH, Liderança e questões raciais no mundo corporativo.

Assim como na maioria da população, a força de trabalho no Brasil também é constituída majoritariamente por pessoas negras e pardas – cerca de 54,9%. Apesar desta representatividade, apenas 29,9% dos cargos gerenciais são ocupados por este público.

A ausência de ações afirmativas, destinadas ao crescimento profissional, gera uma carência de referências negras nestas posições. Para transformar essa realidade e promover a equidade no mercado de trabalho, a Associação Brasileira de RH do Rio de Janeiro (ABRH-RJ, criou, em 2021, o programa Crescer sem Barreiras, com um objetivo simples: facilitar a carreira de pessoas negras em RH.

A iniciativa faz parte do projeto Empresa sem Barreiras, uma cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho do RJ, que fomenta a troca de experiências e o apoio mútuo entre profissionais negros atuantes na área de Recursos Humanos, estimulando sua contratação e o desenvolvimento de um plano de carreira.

Negros

“Sua empresa tem profissionais negros no RH? A partir desta provocação, Lucia Madeira, presidente da ABRH/RJ destaca a importância de a área ser um espelho da sociedade: “Além de ser a porta de entrada, a área de Recursos Humanos é guardiã do clima e da cultura de uma empresa, por isso, entendemos que essa iniciativa, não faria sentido se não começasse dentro da nossa casa”, conclui.

Já foram realizadas duas turmas do programa, com encontros considerados fundamentais para a construção dessa trajetória:

“Buscamos proporcionar a visibilidade e o suporte por meio de uma rede de apoio para o crescimento dos profissionais. A formação de um grupo com interesses e problemática comuns remete à expressão aquilombar, que vem do termo Quilombo e significa construir coletivamente e fortalecer o outro. Isso nos inspirou a criar o Crescer sem Barreiras sempre pensando no coletivo com pessoas pretas e brancas em prol de uma única causa”, explica Renata Shaw, Diretora Executiva da ABRH-RH e coordenadora do Crescer sem Barreiras.

Pressionadas pelos investidores, empresas iniciaram uma corrida para rever seus indicadores de diversidade, especialmente no que tange ao pilar étnico-racial.

“O momento é histórico porque, pela primeira vez, os negros são maioria nas Universidades públicas e federais do Brasil. Então, a justificativa de que não existem profissionais negros altamente qualificados não é mais sustentável. O que ocorre é um abismo nesse percurso entre a Universidade e o mercado de trabalho, especialmente quando olhamos para as ‘melhores vagas’. Então, estamos no momento certo de virar esse jogo”, comenta Juliana Kaiser, Conselheira da ABRH-RJ e coordenadora do Crescer sem Barreiras.

Como participar do Crescer sem Barreiras:
A 3ª turma do Programa Crescer sem Barreiras terá 35 participantes. Os encontros, que se iniciam em dezembro e irão até março de 2024, são gratuitos e acontecem quinzenalmente em ambiente virtual.

“A diversidade adiciona um valor considerável ao RH para estarmos alinhados às novas demandas sociais, possamos cumprir nosso papel coletivo e ainda impulsionar a capacidade de inovação a partir de novas realidades e perspectivas. Programas como o Crescer sem Barreiras são fundamentais para empoderar, motivar e trazer uma maior representatividade para os nossos profissionais”, diz Renata Filardi, Head de RH da FQM.

Participarão pessoas negras que atuam em RH, Gestão de Pessoas ou áreas correlatas. Empresas associadas à ABRH-RJ também podem indicar seus participantes.

Queremos estimular mais diversidade racial nas posições de Liderança do RH, através da capacitação e, principalmente, da criação de uma rede de relacionamento para troca de experiências e apoio mútuo na jornada profissional”, ressalta Ana Cristina Maia, Diretora Executiva da ABRH/RJ e idealizadora do projeto.

Quem pode participar?
Profissionais negros (pretos e pardos) com pelo menos dois anos de experiência na área de RH, As vagas são prioritariamente para o RJ, mas pode contar com participantes de outros Estados.

Como se inscrever: de 20 a 30 de novembro pelo link:
https://forms.gle/bapqebnP1wGz1FyZ8

Programa:
Os selecionados participarão de doze encontros virtuais, quinzenalmente, às segundas-feiras das 19h30 às 21h30.

Outras Atividades:
Oportunidade de participar ativamente do Congresso RHRio.
Cortesias da ABRH-RJ em cursos e seminários.
Mentoria em parceria com a Top2you.

Negros
 

Portal Utilità

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo