Notícias

Prefeitura realiza serviços de limpeza e desassoreamento no Canal do Cortado

A Fundação Rio-Águas trabalha na limpeza e no desassoreamento do Canal do Cortado, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. A máquina anfíbia atua ao longo do canal, para prevenir alagamentos, com a remoção de resíduos e a desobstrução do leito. Serão beneficiados mais de seis quilômetros de rio, no trecho entre a Avenida Miguel Antônio Fernandes e a Lagoa de Jacarepaguá.

– Iniciamos os serviços no Canal do Cortado, mais um curso d’água emblemático da região do Recreio dos Bandeirantes. Já atuamos no Canal de Sernambetiba e estamos reforçando a limpeza em alguns pontos. Mantemos ainda uma máquina permanente na foz do Sernambetiba para garantir o escoamento da água para o mar. Os trabalhos no Canal do Portelo também prosseguem, próximo à Comunidade Santa Luzia -, ressaltou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

Limpeza
Os serviços têm como objetivo a prevenção de alagamentos. O Canal do Portelo também recebe limpeza em Vargem Pequena.

Os serviços no Canal do Cortado são uma demanda antiga dos moradores e devem ser concluídos somente no primeiro semestre do ano que vem. – Essa intervenção faz parte das ações programadas pela Prefeitura para as Vargens e para o Recreio, como prevenção aos alagamentos causados pelas chuvas que ocorrem com mais frequência e intensidade no período do verão -, destacou o subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima.

*Serviços também no Canal do Portelo*

O traçado do Canal do Portelo já aparece para os moradores, que não reconheciam o espelho d’água do canal, pois estava coberto por vegetação. Uma máquina anfíbia trabalha na limpeza do curso d’água, desde o final de julho, no trecho entre a Comunidade Santa Luzia e a Estrada Benvindo de Novaes, em Vargem Pequena.

Foram executados aproximadamente 1,5 quilômetro de rio e os trabalhos devem prosseguir por, pelo menos, mais 2 quilômetros de extensão do canal para prevenir alagamentos, atendendo ainda neste curso d’água os deságues dos rios Vargem Pequena, Cancela e Calembá.


Portal Utilità

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo