Sem categoria

Entidades parceiras lançam Fórum de Gestão Democrática da Educação no Rio

Será lançado na próxima quinta-feira (16/11), às 18h, na UERJ Campus Maracanã (Bloco F, 11º Andar, Auditório 113), o Fórum de Gestão Democrática da Educação Professor Jorge Najjar, ação extensionista da Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Núcleo de Educação e Cidadania (NUEC-UFF), em parceria com o Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro . O objetivo é estabelecer diálogos frequentes com escolas de educação básica, principalmente com diretores e diretoras, equipes de gestão, profissionais da educação e os fóruns municipais de educação, no âmbito fluminense, para colocar em evidência o tema da gestão democrática da educação, que é um dos princípios organizativos da educação brasileira, conforme disciplina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).

“Realizaremos debates, rodas de conversa e divulgaremos pesquisas/publicações sobre este tema, ou seja, queremos manter acesa a chama da democracia no contexto escolar. Aliás, a luta pela consolidação da democracia ainda é um grande desafio no Brasil, vide os fatos de oito de janeiro deste ano. Portanto, não somente do ponto de vista geral da sociedade, mas também na educação, é muito importante afirmar a democracia como valor”, afirma Waldeck Carneiro, Professor Titular da UFF e Coordenador do NUEC.

O fórum leva o nome de Jorge Najjar, também Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFF, que faleceu precocemente e trabalhou a vida inteira em torno da pauta da gestão democrática da educação, seja no âmbito acadêmico ou no apoio aos movimentos sociais. “Ele é uma memória importante a ser preservada quando se trata de defender, estudar e valorizar a gestão democrática da educação”, explica Waldeck.

O evento também terá um Ato de Desagravo aos/às animadores/as culturais da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro e o relançamento do livro “Conselhos escolares, gestão democrática e qualidade de ensino: é possível estabelecer relações?”, da autora e professora Fátima Lima.

Foto: Professores Jorge Najjar, homenageado com o nome do fórum, e Waldeck Carneiro, Coordenador do NUEC/UFF. Crédito: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo