Notícias

Dicas de como focar na dieta e ter resultados em pouco tempo

A primeira das dicas é a nossa decisão. Muitos recorrem à famosa história: “começo na segunda– feira”. Normalmente, essa pessoa não encontrou o motivo real para que comece um processo de emagrecimento ou não acredita que realmente seja possível conseguir alcançar seu objetivo.

Com isso, está sempre dando desculpas para dar o primeiro passo da perda de peso e acaba se sabotando a cada dia. Assim, ela fica esperando a segunda-feira que nunca chega. Por tudo isso, a decisão é tão importante, pois, a partir daí, daremos andamento a este processo.

A segunda dica é rever sua alimentação. Já ouvi diversas vezes a seguinte frase “Eu como pouco e super direitinho, mas não consigo emagrecer”.

Nesta situação, temos duas possibilidades: primeiramente, pode ser uma falha na combinação dos alimentos, assim, refeições balanceadas e ajustadas são o caminho para que possamos ter um resultado rápido e seguro; em segundo lugar, podem estar tomando escolhas erradas, de modo que a pessoa nem se dá conta de que está se alimentando de forma inadequada.

Uma boa opção é anotar, por um período, tudo que está consumindo para que possa ver onde melhorar. Sem dúvidas, o ideal é que tenha um profissional te acompanhando.

Esta terceira dica é tão simples, porém, de extrema importância para manter seu processo de reeducação: você precisa se preparar para ir ao mercado. Esteja alimentado, pois a fome te faz comprar em excesso.

Faça sua lista, pois seu armário e geladeira precsam estar abastecidos com alimentos que te auxiliem na sua reeducação. Se houver um alimento que você ama na sua dispensa, pode ter certeza de que você vai acabar consumindo, mesmo que saiba que não deveria.

A quarta dica é ter seu objetivo claro e definido. Tenha em mente o que te fez decidir pelo emagrecimento. Isso faz parte do processo. Um exemplo comum pode ser uma roupa de que você gosta e que já não serve mais. Deixe-a por perto, ou use uma foto que te lembre aonde deseja chegar.

Por outro lado, se seu caso for sua saúde, então você precisa definir uma data para refazer os exames e comparar se já apresenta melhora. Isso vai manter sua motivação de resistir a alimentos “proibidos” neste momento.

Por fim, a última dica é trabalhar nossos hábitos. Estar alimentado antes de sair de casa é importante, pois, assim, dificilmente precisará comer qualquer coisa na rua. Sempre falo para meus pacientes que é comum termos mais cuidado ao abastecer nosso carro, pois sabemos que não devemos colocar gasolina em qualquer lugar, mas, por outro lado, muitas vezes somos negligentes com o alimento que consumimos.

Seguindo essas dicas, você vai ver a evolução no seu emagrecimento e vai melhorar sua saúde corporal, sua autoestima, disposição, relacionamento afetivo, sono, pois, quando você se coloca em primeiro lugar, sua qualidade de vida como um todo progride. Lembre-se de que você não está de dieta, você está se reeducando para uma vida melhor.

Dicas* Artigo da colunista Patrícia Campilho – especialista em emagrecimento da Emagrecentro e Mestre em Enfermagem (@patriciacampilho).


Portal Utilità

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo