Cultura

Com quase 80 anos, Regina Gutman volta aos palcos em espetáculo que enaltece a velhice

Monólogo fica em cartaz durante os finais de semana de agosto no Teatro Dulcina

Com texto e interpretação de Regina Gutman, que volta aos palcos aos 79 anos, o Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro , recebe o monólogo “Instruções para descer uma escada”. A peça, que tem direção de Sidnei Cruz, estreia dia 04 de agosto – com apresentações às sextas, sábados e domingos ao longo de todo mês – e fala sobre a beleza, a fragilidade e a potência do envelhecer. O texto é baseado nos escritos da atriz registrados em seu caderno de anotações durante a pandemia, no qual a memória e a ficção se fundem a citações livres e vivências artísticas com a dança, teatro, cinema, poesia, filosofia e literatura.

Em contraponto ao corpo frágil, assumindo planos e posições desafiadoras para uma pessoa da sua idade, a atriz coloca em cheque o etarismo; preconceito relacionado à idade. A presença ativa de Regina Gutman no palco, se desdobrando em facetas, confirma o aforismo de Antônio Negri, citado em uma das cenas: “a velhice não é uma aproximação da morte, mas sim um gozo diferente da vida, de todos os pontos de vista”.

O espetáculo, um delicado solo portátil, propõe uma atmosfera íntima e envolvente entre palco e plateia, criando uma cumplicidade de segredos compartilhados pela atriz octogenária. O texto reúne fragmentos de livros, autores e artistas que influenciaram a atriz ao longo da vida e de mais de 60 anos de carreira. Entre eles, o miniconto de Julio Cortázar, publicado no livro “Histórias de Cronópios e Famas”, que inspirou o nome do espetáculo.

Nos últimos anos, Regina realizou diversos trabalhos e participações no cinema, TV e em webséries, como o Porta dos Fundos, mas desde 2016 não atuava no teatro. O retorno aos palcos no pós-pandemia é uma conquista especial para a atriz. “Se não fosse a arte, que sob várias e criativas formas foi possível fazer nesse trágico período, não teríamos sobrevivido. Mas a alegria de estar no teatro de novo, foi, é e sempre será única”, diz Regina.

Sinopse

Em meio à rotina de aprendizado do violino, uma atriz octogenária mergulha nas lembranças e mitologias pessoais, trazendo à tona seu desejo de viver e o amor pelas artes. No entanto, a indiferença da vizinhança aos seus shows quase particulares aflora sentimentos desafiadores, agravados pelo isolamento pandêmico. Com leveza e bom-humor, somos convidados a acompanhar a jornada de Regina Gutman interpretando a si mesma em busca da poética da longevidade e outros sentidos para a existência.

Sobre Regina

Regina Gutman nasceu no Rio de Janeiro em janeiro de 1944. Foi aluna das Escolas de Teatro UNIRIO (1997) e Martins Penna (1978). Além de atriz, é palhaça, iogue e estudante de violino. Em seus quase 60 anos de carreira, coleciona muitas obras e títulos como o prêmio de melhor atriz no Festival Curta Taquary (2018) pelo curta metragem Só Por Hoje, além de trabalho no grupo Mergulho no Trágico (1987-1995), que rendeu um Prêmio Shell na Categoria Especial, participação em vários episódios da websérie Porta dos Fundos (2013-2016), a personagem Isabel na novela Pega-Pega na TV Globo (2017-2018), entre outros. Entre os trabalhos mais recentes está a participação na série Histórias Impossíveis, que estreia este ano na TV Globo.

Sobre Sidnei

Bacharel em Teatro, MBA em Gestão Cultural e Mestre em Bens Culturais. Concluindo doutorado em Artes da Cena (UFRJ). Criador do projeto Palco Giratório. É responsável pela dramaturgia do espetáculo “Guerras”, solo de José Karini, direção de Renato Carrera (CCBB-RJ\2023). Dirigiu diversos espetáculos, entre os mais recentes: Cão chupando manga (2022), Pouco Amor não é Amor, de Nelson Rodrigues (2019) e Berenguendém, um manifesto (2018), Respire, de Marcelino Freire (2018, Aracajú/SE).

Serviço

Espetáculo “Instruções para descer uma escada”

De 04 a 27 de agosto de 2023 (sextas e sábados, às 19h e domingos às 18h)

Local: Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara 17, Centro – Rio de Janeiro)

Duração: 50 minutos

Classificação etária: Livre

Ingresso: R$ 40 inteira e R$ 20 meia

Vendas online pelo Sympla

Instagram: @instrucoesparadescerumaescada_

Facebook: @instrucoesparadescerumaescada

Ficha técnica

Texto e interpretação: Regina Gutman

Concepção, roteiro e direção: Sidnei Cruz

Direção de arte (figurino, cenário e adereços): Patrícia Muniz

Estagiária de figurino e cenário: Maddu Costa

Iluminação: Anna Padilha e Sidnei Cruz

Preparação vocal: Nina wirtti

Preparação corporal: Marília Felippe

Preparação de violino: Alexandre Schubert

Fotografia: Aline Müller

Visagismo: Danielle Pach

Programação visual: Thiago Sacramento

Assessoria de Imprensa: Daniella Fernandes

Assistente de produção e direção: Jean Fontes

Montagem e operação de luz: Ivam Cruz

Direção de palco: Hélio Rosa Filho

Produtora Executiva: Isabel Braga

Diretora de Produção: Maria Alice Silvério

Direção Geral: Sidnei Cruz

Fonte: Raquel Morais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo