Sem categoria

Sistema Sicoob UniMais Rio realiza ações gratuitas no Rio e em São Paulo durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira


Evento de Educação Financeira no Largo da Carioca terá duração de cinco dias e oferecerá palestras gratuitas e atendimento individualizado para esclarecer dúvidas e auxiliar em temas como o endividamento
O Sistema Sicoob UniMais Rio, com o apoio do Instituto Sicoob, realizará dois grandes eventos gratuitos de educação financeira entre os dias 15 e 19 de maio, no Rio de Janeiro , no Largo da Carioca, e em São Paulo, no Brás, nos próximos dias 17 e 18. No Rio, as palestras serão ministradas por voluntários do Instituto Sicoob e parceiros como Sebrae, SPC, Nudecom, Planejar e Instituto Consuelo. Serão quatro palestras por dia, às 9h30, 11h30, 12h30 e 14h, com temas como endividamento, planejamento e relação com o dinheiro. A duração será de 60 minutos, para um púbico de até 50 pessoas em uma grande tenda. Ao final das palestras o público será convidado a conversar com um voluntário e partilhar de forma individualizada suas dúvidas e necessidades para orientação.
Com o objetivo de ampliar o conteúdo e leque de serviços oferecido na Semana ENEF, o Sistema Sicoob UniMais Rio firmou parcerias com algumas instituições no Rio como: Sebrae para atendimento e orientação para MEI; Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para consulta de restrição de CPF e o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (NUDECOM). O destaque da abertura do evento carioca, no dia 15, será a palestra ministrada pelo Coordenador do Departamento de Tratamento aos Superendividados do NUDECOM/RJ, Thiago Henrique Basílio, que irá falar sobre a Lei 14.871/2021, recentemente aprovada, que trata do superendividamento. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), as famílias brasileiras atingiram o recorde do endividamento e superendividamento em 2022.

Durante a Semana ENEF haverá ainda Clínicas Individualizadas com atendimentos de 30 a 40 minutos, em plantões das 10h às 16h. Serão 10 mesas simultâneas com profissionais oferecendo atendimento personalizado. Quem passar pelo serviço receberá uma planilha com um modelo de orçamento e uma cartilha com dicas práticas para o dia a dia.

Ao longo da programação, o Sebrae disponibilizará informações individualizadas com o tema “Finanças para MEI”, abordando fluxo de caixa, formas de precificar o produto ou serviço, planejamento financeiro, orçamento para Pessoa Física e Pessoa Jurídica etc. Haverá ainda a distribuição da cartilha “Microempreendedor Individual: características, benefícios e obrigações”. Além disso, para qualquer outro assunto relacionado ao MEI, o consultor orientará como acessar conteúdos, tutoriais e cursos gratuitos no site do Sebrae.

Representantes do SPC Rio darão consultas sobre restrição de CPF no banco de dados SPC e Serasa. No local haverá um profissional para dar orientação jurídica a respeito de restrição de CPF, devida ou não, seus danos, particularidades e alternativas legais para sair do quadro de restringência.

A 10ª Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), com gestão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que acontece anualmente em todo o país. Ao longo dos anos, o Instituto Sicoob, no Rio, registrou mais de três mil atendimentos gratuitos em ações como essa no Largo da Carioca.
“Com a Semana ENEF temos o compromisso de trazer educação financeira para a população, dando instrumentos para que conheçam seus direitos, reduzam o endividamento e tenham uma relação mais saudável com o dinheiro. Nesta edição a proposta da Semana ENEF será replicada em algumas outras localidades eleitas por nossas cooperativas, incrementando a área de atuação e o diálogo, consequentemente ampliando nosso compromisso em zelar pelo desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos”, comemora Nábia Jorge, Diretora de Desenvolvimento do Sicoob UniMais Rio.
Serviço
Semana ENEF – Largo da Carioca – Rio de Janeiro
15 a 19 de maio
09h30 às 17h
Quatro palestras diárias, em tenda com capacidade para até 50 pessoas, às 09h30, 11h30, 12h30 e 14h
10 atendimentos simultâneos em Clínicas Financeiras.

Semana ENEF – Estação de Metrô Brás – São Paulo
17 e 18 de maio
10h às 16h
Orientações financeiras individualizadas e Palestras.
O Instituto Sicoob desenvolveu a landing page sicoobunimaisrio.com.br/enef com cartilhas e uma diversidade de conteúdo para incrementar ainda mais o desenvolvimento pessoal em educação financeira. As ações da Semana ENEF também estão disponíveis na página.

Sobre a Central UniMais Rio – O Banco Central homologou em dezembro de 2022 a criação da Central Sicoob UniMais Rio, resultado da união do Sicoob Central Rio e Central Sicoob UniMais. O novo Sistema Regional UniMais Rio conta com 15 cooperativas filiadas, que somam 1500 colaboradores, 195 pontos de atendimento para receber os mais de 210 mil cooperados e volumes de ativos totais superando os R$ 5 bilhões. A Central Sicoob UniMais Rio tem sede no Rio de Janeiro e uma unidade em São Paulo.
Sobre o Sicoob – Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 343 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4 mil pontos de atendimento, e, em mais de 380 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo