Prefeitura do Rio reabre Sala Municipal Baden Powell com concerto da Orquestra Maré do Amanhã e exposição Gentileza
Equipamento da Secretaria Municipal de Cultura em Copacabana volta a funcionar depois de quase dois anos fechado
A Sala Municipal Baden Powell, um dos icônicos redutos da bossa nova em Copacabana, na Zona Sul do Rio, será reaberta pela Prefeitura na próxima sexta-feira (25). No fim de semana, haverá programação especial e gratuita, incluindo apresentações da Orquestra Maré do Amanhã e a exposição Gentileza – O Rio do Amanhã. Ambos projetos são patrocinados pela Secretaria Municipal de Cultura via Fomento à Cultura Carioca – FOCA e Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
O teatro recebeu um tratamento cuidadoso para ser reaberto e entregue novamente à cidade. Em quase dois anos fechado por causa da pandemia, o equipamento gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) passou por obras de reparo em estruturas hidráulicas, limpeza, pintura, troca de vidros quebrados e comunicação visual. A ideia, segundo o secretário de Cultura Marcus Faustini, é seguir de portas abertas para atividades propostas por agentes culturais e artistas locais.
“Nosso objetivo é conectar as atividades e programações da Sala Baden com os moradores de Copacabana. Este é um espaço afetivo que carrega grande parte da história cultural do bairro ”, diz Faustini.
Palco de atrações de artistas brasileiros e de países como EUA, França, Uruguai e Argentina, a Sala Baden Powell ficou famosa por, nos últimos anos, manter uma programação voltada para os idosos. Além disso, é um espaço onde artistas e agentes culturais podem usar como local de ensaios, cursos e oficinas.
“Desde o ano passado, trabalhamos na recuperação deste lugar tão importante para o Rio. Reabrir com programações incentivadas pela pasta reafirma nossa preocupação de tornar políticas culturais efetivas, principalmente, para o território”, informa a gerente de teatros da SMC, Anna Magalhães.
O imóvel foi inaugurado em 2000, no lugar do antigo cinema Ricamar, fundado em 1958 e que funcionou até 1994. Desde 2012 sob a guarda da prefeitura, mantém um teatro com 485 lugares; duas salas multiuso para músicos e ensaios e um café no foyer.
Seu patrono, Baden Powell de Aquino (1937-2000), mais conhecido por Baden Powell, foi um violonista considerado um dos maiores músicos brasileiros de sua época, além de um dos melhores violonistas de todos os tempos.
Programação
25/03
18h: Abertura da casa – Exposição “Gentileza – o Rio do amanhã”
19h: Solenidade de abertura
19h15: Concerto Orquestra Maré do Amanhã
20h15: DJ Set
Evento fechado para convidados
26/03
11h às 18h: Exposição “Gentileza – o Rio do amanhã”
18h: Concerto Orquestra Maré do Amanhã
Entrada gratuita. Livre.
27/03
11h: Concerto Orquestra Maré do Amanhã
Neste dia, uma releitura da apresentação realizada no Espaço Favela do Rock in Rio, em 2019 .
Entrada gratuita. Livre.
Orquestra Maré do Amanhã
A Orquestra Maré do Amanhã é um dos principais projetos sociais de ensino de música do país. Transformando a vida de 4 mil crianças no Complexo da Maré, o grupo ensina música nos espaços de desenvolvimento infantil da região, além de manter duas orquestras infantis e uma orquestra infanto-juvenil.
O projeto, que por dois anos venceu o prêmio Profissionais da Música (2019 e 2021), conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Fomento à Cultura Carioca – FOCA.
Exposição “Gentileza – O Rio do Amanhã”
O grafite foi escolhido para ilustrar a cidade maravilhosa no projeto “Gentileza – O Rio do Amanhã”. Vinte artistas criaram telas com referência às pilastras pintadas pelo Profeta Gentileza, no Viaduto do Gasômetro.
A exposição é o resultado de oficinas de pintura com spray e workshops sobre o movimento do grafite com crianças e adolescentes de cinco comunidades do Rio, localizadas na Ilha do Governador, Nova Iguaçu, Cordovil e Vidigal. O projeto tem patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Sala Municipal Baden Powell: Av. Nossa Senhora de Copacabana 360, Copacabana, perto da estação de metrô Cardeal Arcoverde. – 2547-9147.
Orquestra Maré do Amanhã: Sexta (25/3), às 19h15; Sábado (26/3), às 18h; e Domingo (27/3), às 11h. Na sexta, evento fechado para convidados. Sábado e domingo retirada de ingressos pelo link https://linklist.bio/salabadenpowell . Grátis. Livre. Exposição Gentileza – O Rio do Amanhã: De segunda a sexta, das 10h às 18h. Em cartaz de 26/3 a 3/4. Grátis. Livre.
Fotos: Gui Espindola / SMC
Prefeitura do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Cultura