Sem categoria

Cinema Nosso promove o evento “Escola do Futuro” para debater a educação no Brasil pós-pandemia

Online e gratuita, a iniciativa propõe imersão, diversão e mini hackaton para crianças, adolescentes e suas famílias.

O cenário da exclusão escolar no Brasil pós-Covid 19 revela que 5,1 milhões de crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, tiveram seu direito à educação negado, segundo estudo realizado pela UNICEF em parceria com o Cenpec Educação. Dentre os motivos para esses dados estão a dificuldade para conseguirem frequentar as aulas de forma remota ou presencial, além da falta de acesso às atividades escolares, o que gera uma fonte de desestímulo e desistência para dar continuidade aos estudos. Pensando em realinhar a educação e em como a tecnologia poderá agregar nesse processo de ensino, o Cinema Nosso promove o evento virtual “Escola do Futuro”, que será realizado entre os dias 25 e 28 de novembro, de forma gratuita, e exibido pelo canal do Youtube da instituição.

O objetivo é explorar tendências da educação convidando pais, responsáveis e professores a refletirem sobre o tema, além de incentivar crianças e adolescentes a pensarem de forma criativa para essa problemática em que o Brasil vive. A ideia é proporcionar uma imersão no assunto, criando um ambiente aberto e criativo. A iniciativa faz parte do “Super Hacka Kids” e é um evento comemorativo de fechamento do primeiro ano do projeto, onde os participantes exibirão suas criações produzidas ao longo das formações, como filmes, jogos analógicos, jogos digitais e filtros digitais. A proposta do projeto é que crianças e adolescentes se empoderem a partir do movimento “faça você mesmo”, envolvendo não só a prática de prototipação pela tecnologia, como temas relacionados a problemas reais da sociedade.

No último dia do evento, acontecerá um mini hackathon com premiação. Será um momento de imersão para crianças, adolescentes, pais e responsáveis se unirem para criar e construir um produto audiovisual ou digital acerca do tema “Como será a escola do futuro?”. “A ideia de um Mini Hackathon para esse público é muito desafiadora e diz muito sobre onde queremos chegar. Durante todo o ano de Super Hacka Kids, incentivamos crianças e adolescentes, pais/responsáveis e professores, a olharem a educação de maneira inovadora e criativa, transformando as diversas barreiras impostas pela necessidade da imersão no mundo virtual, em protagonismo infanto-juvenil priorizando o afeto, a escuta ativa e o acolhimento, através de espaços virtuais seguros. Encerrar esse ciclo, pensando sobre a Escola do Futuro, é sonhar as diversas possibilidades em que uma educação de qualidade pode oferecer a quem está construindo a nossa sociedade do futuro”, comenta Thalyta Helena, coordenadora de Projetos para Infância e Tecnologia do Cinema Nosso.
O Super Hacka Kids é realizado pelo Cinema Nosso, patrocinado pela RioCard, Ingresso.com e Dataprev, através da Lei de Incentivo à Cultura – ISS e recebe o apoio do Criança Esperança. Para participar do mini hackathon, os participantes deverão fazer as inscrições até o dia 26 de novembro pelo link. Além disso, é possível acompanhar novidades sobre a programação do evento pelo Instagram ou Facebook da instituição.
Sobre o Cinema Nosso
O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro , que trabalha há 20 anos com Juventudes, Educação e Audiovisual. Foi fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual a partir da experiência no filme Cidade de Deus. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude cuidadosamente acompanhados de um projeto de vida ou carreira ajudando o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o 11th China Internacional Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Também possui a Metodologia premiada, Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 , aliada ao movimento STEAM, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.

Serviço:
Evento “Escola do Futuro” – Super Hacka Kids
Horários: das 10h às 16h, exceto domingo que será das 10h às 19h.
Dias: 25 a 28 de novembro.
Onde assistir: https://www.youtube.com/cinemanosso
Inscrições e mais informações: Instagram: @cinema_nosso

Fonte: Rosa Andrade / Agência Target

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo