4 razões para usar seu cartão de crédito
Especialistas em finanças pessoais tentam controlar a forma de uso do cartão de crédito pelos usuários. Visto que, muitos de nós utilizamos cartões de crédito de forma irresponsável e acabamos endividados. Por isso, é necessário que o consumidor conheça algumas das 4 razões para usar seu cartão de crédito.
O cartão de crédito é um método de pagamento semelhante a um empréstimo. Seu limite é pré-definido, permitindo que o responsável gaste em produtos e refeições sem efetuar o pagamento à vista.
Ao contrário da crença popular, o uso do cartão de crédito com responsabilidade é melhor do que o cartão de débito, seja pelos benefícios ou até mesmo pela segurança.
4 razões para usar seu cartão de crédito
Por diversos motivos, os cartões de crédito oferecem vantagens para seus usuários. Afinal, o cartão é aceito para compra de qualquer valor e o consumidor não corre riscos por andar com dinheiro em espécie.
Além disso, os cartões de crédito oferecem conveniências que o dinheiro não pode oferecer. Isso sem falar no programa de relacionamento com cartão, no qual você pode acumular pontos ao usar o cartão de crédito para fazer compras. Visto que, os pontos acumulados podem ser trocados por serviços, produtos e descontos.
Que tal conferir as 4 razões para usar seu cartão de crédito.
1. Cashback
Receber o dinheiro de volta ao utilizar o cartão de crédito foi popularizado pela primeira vez nos Estados Unidos e a ideia era simples: use o cartão e receba um desconto de 1% de suas compras na forma de cashback.
Atualmente, o conceito cresceu e amadureceu, alguns cartões oferecem 2%, 3% ou até 5% de cashback em compras selecionadas. Entretanto, algumas ofertas tem limites de gastos mensais ou anuais.
Os melhores cartões de cashback são aqueles que oferecem baixas taxas de juros, ao mesmo tempo que oferecem uma boa taxa de reembolso.
Alguns cartões, como o PicPay Card, oferecem uma taxa cashback de 5% (limitados em R$ 50,00 mensais) em todos os gastos com o uso do cartão de crédito em maquininhas e e-commerces.
2. Pontos
Os cartões de crédito permitem que os clientes ganhem um ou mais pontos por dinheiro gasto. Diversos cartões fornecem pontos adicionais para gastos em certas categorias, como restaurantes e combustível.
Quando certos limites de ganhos são alcançados, os pontos podem ser trocados por, viagens, cartões-presente, restaurantes ou até mesmo utensílios domésticos por meio de recompensas no site da emissora do cartão.
Caso o consumidor compre regularmente em uma loja, vale verificar se ela oferece algum benefício, como recompensas ou descontos.
3. Milhas aéreas
Atualmente, as companhias aéreas oferecem pelo menos um cartão de crédito com benefícios de milhas aos clientes, em uma parceria semelhante, através dos principais emissores de cartão de crédito.
O titular do cartão geralmente ganha milhas a uma taxa de uma milha por dólar em compras diárias, ou às vezes uma milha a cada $ 2,00 gastos em cartões que não possuem taxa anual.
Além disso, o valor da recompensa depende do tipo de passagem aérea que o consumidor comprará com seus pontos ou milhas.
4. Segurança
O uso do cartão de crédito evita que o consumidor perca o dinheiro em fraudes. Visto que, o cartão não estará conectado ao saldo da sua conta bancária, como o cartão de débito.
Além disso, as transações fraudulentas no cartão de débito, podem gerar taxas por saldo insuficiente. Visto que, muitos consumidores programam o pagamento automático de contas. Nesses casos, leva algum tempo para que o banco investigue as transações e faça a devolução do saldo para o consumidor.
Por outro lado, quando seu cartão de crédito é usado de forma fraudulenta, o usuário não perderá nenhum dinheiro, necessitando apenas notificar a emissora do cartão de crédito sobre a fraude e ela resolverá o problema.