EntretenimentoSlide Capa

Theatro Municipal Palco Livre, Instituto Cultural Vale e Petrobras apresentam “TMRJ homenageia Cecília Kerche – Uma bailarina made in Brazil”

“Se uma russa atravessou os mares (Tatiana Leskova) e trouxe para o continente americano o ballet O Lago dos Cisnes em quatro atos, uma bailarina brasileira realizou o caminho inverso dançando o ballet completo na terra de seus criadores. Foram três temporadas memoráveis: A primeira em 1989 nos teatros de Tashkent, Odessa e Novosibirsky, a segunda em 1994 em Bashkiria (Urais) – a terra natal de Rudolf Nureyev – e a terceira em 2005 quando a bailarina brasileira foi convidada por Natalia Makarova para estrelar sua primeira produção na Rússia – no Festival Diaghilev em Perm. Para além da Rússia, Cecília ainda dançou este ballet em Cuba, Inglaterra, Argentina, Coreia do Sul, Chile e no Brasil”- destaca Paulo Melgaço, professor e pesquisador da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, a mais antiga instituição de dança clássica do país. Ele é autor do e-book em formato de exposição virtual: Do Theatro Municipal para o mundo – Cecília Kerche, uma bailarina made in brazil.

A ideia de contar através de um livro a trajetória da primeira bailarina começou com Hélio Bejani, diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO) e regente interino do Corpo de Baile do TMRJ:

Cecília Kerche em O Lago dos Cisnes – Acervo Cedoc TMRJ

A arte de dançar exige esforço, perseverança, dedicação, aptidão e muita disciplina. Para contar a trajetória de Cecília Kerche, o TMRJ faz uma homenagem à primeira bailarina que tanto representou o nosso Theatro e o Brasil inteiro, nos quatro continentes do mundo. Reconhecida internacionalmente, Cecília dividiu o palco com os maiores bailarinos do mundo como Fernando Bujones, Maximiliano Guerra, Igor Zelenskie e Carlos Acosta.

Ballets de repertório como Giselle, La Bayadère, Dom Quixote, O Lago dos Cisnes, Onegin, entre tantos outros vão fazer parte do bate-papo que vai contar com Cecília Kerche, Hélio Bejani e Paulo Melgaço. Diversos depoimentos de colegas, amigos e grandes nomes da dança farão parte desta homenagem merecida à dama do ballet que está se aposentando do cargo, mas que vai seguir multiplicando os seus ensinamentos de modo insubstituível. A transmissão ao vivo, será no dia 06 de outubro, às 19h, no Facebook https://www.facebook.com/theatro.municipal.3 e no Canal do YouTube https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Instituto Cultural Vale e Petrobras apresentam “TMRJ homenageia Cecília Kerche – Uma bailarina made in Brazil”

Pesquisa e texto: Paulo Melgaço

Data: 06 de outubro – quarta-feira

Live às 19h

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook

https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras

Fonte: Cláudia Tisato – Assessoria de Imprensa TMRJ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo