CRAVO – Apresentação acontece de 03 a 26 de setembro no canal do Sesc RJ no YouTube.
As bailarinas Laura Samy e Alice Poppe encontram-se novamente em espetáculo híbrido de dança e cinema, partindo de influências que vão da fotografia a clássicos da sétima arte.
O isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 afastou populações de indivíduos, segregados em seus lares. O mesmo isolamento foi capaz também de aproximar. Laura Samy e Alice Poppe são profissionais da dança muito respeitadas em seu meio, que construíram carreiras longevas, tendo trabalhado com grandes coreógrafos e encenadores. Elas se admiravam, mas nunca haviam trabalhado juntas. Em 2020, as incertezas trazidas pelo “novo normal” levaram-nas a criar algo.
O resultado foi “O pássaro e a enguia”, performance de vídeo-dança contemplada por edital da Funarte, e que, através da Lei Aldir Blanc, participou de forma presencial do Festival Caixote,no MAM, no início deste ano. Pois elas voltam a se encontrar, agora num novo projeto. Cravo foi originalmente pensado para ser filmado (e não executado e documentado, como de praxe), beneficiando-se conscientemente de recursos cinematográficos como o uso do corte, do foco, dos planos e quadros.
A proposta une a trilha sonora do pianista Sacha Amback à iluminação de Paulo César Medeiros, alinhadas à direção de fotografia de Fabrício Mota. O filme tem direção do cineasta Cavi Borges. A temporada poderá ser acompanhada de 03 a 26 de setembro através do canal do Sesc RJ no YouTube.
Da década de 1990 para cá, ganhou força o conceito de teatro-dança, impulsionado por propostas como as trazidas pela coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009). A relação público-plateia mudou, e as regras sanitárias vigentes podem fomentar a consolidação de um cinema-dança. O fato é que a criatividade continua sendo a mola propulsora para o fazer artístico.
É cedo para apontar um conceito no qual a dança estará inserida. Uma coisa é certa: os bailarinos vão continuar a dançar, criar e propor suas idéias. E isso vale para Laura Samy e Alice Poppe. A junção desses dois talentos só pode resultar em algo instigante.
Abram-se então as telas!
Ficha técnica:
Criação, direção e interpretação: Alice Poppe e Laura Samy
Direção de vídeo: Cavi Borges
Direção de Fotografia: Fabrício Mota
Direção musical: Sacha Amback
Iluminação: Paulo César Medeiros
Fotografia e programação visual: Renato Mangolin
Assessoria de imprensa: Christovam de Chevalier
Mídia Social: À Juliana Comunicação & Branding
Direção de Produção: Aline Carrocino (Alce Produções)
Produção Executiva: Igor Veloso
Realização: Alce Produções
Serviço:
Cravo
Temporada: 03 a 26 de setembro
Hora: 19h
Local: canal do Sesc RJ no YouTube
Evento gratuito
Duração: 30 minutos
Classificação etária: 14 anos
Fonte: Chevalier Comunicação / Fotos: Renato Mangolin