Músicas

Live sexta dia 29: Percussão, Toque de Sentido com Lan Lanh e Paraguassú.

O Theatro Municipal do RJ promove, pela primeira vez, um encontro de dois dos maiores nomes da percussão no Brasil, duas mulheres poderosas no projeto Theatro Municipal Palco Livre.

A baiana Lan Lanh, vencedora do prêmio revelação da APCA e percussionista da Cindy Lauper, Cassia Eller, Marisa Monte, Tim Maia, Elba Ramalho, entre outros, vai bater um papo ao vivo imperdível com Paraguassú Abrahão, mestra em percussão pela Faculdade de Música de Frankfurt (HMDK), professora do Conservatório Brasileiro de Música e membro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sobre as várias nuances da percussão nas músicas clássica e contemporânea, e a potência da mulher na música e na cultura do país.

Lan Lanh / Foto: Nelson Faria
Paraguassú Abrahão

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre convida as percussionistas Lan Lanh e Paraguassú em Percussão,Toque de Sentido

Data: 29 de maio – sexta – feira

Live às 15h

Instagram: @theatromunicipalrj

 LAN LANH 30 ANOS NA BATIDA

Tudo começou na Bahia, onde, em meados dos anos 80, ela estreou como baterista da extinta banda pop “Rabo de saia”. Mas Elaine Silva Moreira, a Lan Lanh, não ficou só nas baquetas, mergulhou fundo nos batuques, transformando-se numa das mais renomadas percussionistas do Brasil. Há 30 anos na batida, Lan vem dando ritmo à própria caminhada, desbravando todos os tipos de sons e dividindo seu talento com nomes consagrados da música brasileira e internacional.

Com Carlinhos Brown entrou para o seleto grupo dos batuqueiros na década de 90. Dali em diante, não parou mais. Tocou com Elba Ramalho, Tim Maia, Titãs, Marisa Monte, Cássia Eller e até a americana Cindy Lauper, a quem acompanhou em turnês na Europa.

 PARAGUASSÚ ABRAHÃO

Paraguassú Abrahão é uma percussionista paraense membro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e professora da Universidade do Conservatório Brasileiro de Música (CBM-UNICBE). Diplomou-se em Licenciatura em Música pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), obteve seu mestrado em Percussão na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst in Frankfurt am Main – Alemanha, adquiriu o título de doutorado em Poética na Faculdade de Letra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizou sua pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Filosofia também desta mesma universidade. Seu trabalho de pesquisa tem sido focado no sentido de toque que toca o ser, partindo de questões oriundas de uma vida dedicada à interpretação musical nos toques da percussão. Como pesquisadora ganhou prêmios da FUNARTE e FAPERJ, assim como bolsas da Capes, CNPq e FAPERJ. Tem realizado no Brasil e exterior diversas palestras das quais se desenvolveram em alguns artigos já publicados.

Fonte: Cláudia Tisato – Assessoria de Imprensa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo