Gastronomia

Cannoli: saiba mais sobre esse doce criado há quase 2 mil anos e onde prová-lo.

Uma das sobremesas mais tradicionais da Itália, os cannoli (ou “o cannolo”, no singular) são doces originários da região da Sicília, maior ilha do mar Mediterrâneo localizada perto do “dedo da bota” do mapa italiano. Feito a partir de uma massa frita em formato de tubo, o recheio dessa iguaria, criada há quase 2.000 anos, leva creme de mascarpone e ricota e gotas de chocolate. Na finalização, o doce ainda é polvilhado com açúcar de confeiteiro e pistache, que confere delicadeza e sofisticação ao prato.

Os cannoli se popularizaram rapidamente na Itália, principalmente durante o período de Carnaval. Por causa disso, esses doces carregam até hoje uma simbologia de fertilidade. Na filosofia antiga, defendia-se que os cannoli representavam o amor entre o homem e a mulher. Isso porque a massa representaria o homem, que envolve em um abraço o recheio, representado pela suavidade da figura feminina.

“No Brasil, esse doce ficou muito famoso a partir do movimento da imigração italiana, ainda no século XIX. Com o passar dos anos, os cannoli foram se diversificando e ganhando novas versões e recheios para agradar aos mais diversos paladares, mas a versão original ainda é muito forte por aqui”, explica Andrea França, head de Marketing do restaurante Abbraccio, que tem os cannoli como uma das sobremesas mais procuradas do cardápio.

Para conquistar cada vez mais consumidores, restaurantes no Rio de Janeiro oferecem a receita original da iguaria e também versões com recheios variados. Para você que ficou com água na boca e com vontade de experimentar a sobremesa, separamos abaixo alguns lugares na cidade onde podem ser encontrados os tradicionais cannoli italianos.

Restaurantes Abbraccio no Rio de Janeiro
Endereços:
Rio Design Barra (Av. das Américas, 7777)
Shopping RioSul (Rua Lauro Müller, 116)
Shopping Tijuca (Av. Maracanã, 987)
Shopping Plaza Niterói (Rua Quinze de Novembro, 8)
Shopping Leblon (Av Afrânio de Melo Franco 290)

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo