Gastronomia

Restaurantes do Rio oferecem menus especiais de Páscoa além do tradicional bacalhau

Diversos restaurantes do Rio de Janeiro preparam menus especiais para celebrar a Páscoa, com opções que vão desde a culinária regional até criações internacionais.

No Riachuelo, o Pescados na Brasa aposta em receitas típicas da Amazônia, trazendo peixes inteiros assados na brasa, como banda de tambaqui e pintado, ideais para dividir. O cardápio também inclui o filhote e a tradicional caldeirada paraense, além do pato no tucupi, destaque do fim de semana.

No Centro, o Itsáry propõe uma experiência fechada para a data. O menu começa com croquete de bacalhau, segue com bacalhau confit acompanhado de pupunha e creme de alho doce, e finaliza com sobremesa de chocolate belga com caramelo e flor de sal.

Na Barra da Tijuca, o Ninetto Trattoria apresenta uma versão leve do bacalhau, servindo lasanha ao molho de alho-poró com toque cítrico, acompanhada de aspargos, tomatinhos confit e azeitonas.

Na Tasca do Marquês, também na Barra, o foco está nas tradicionais receitas portuguesas de bacalhau, com diferentes preparos – como com crosta de broa e o à Zé do Telhado. Para encerrar, a casa sugere a sobremesa “Pijama”, que reúne clássicos doces lusitanos.

Já no Jardim Botânico, a Casa Horto investe em pratos sofisticados à base de frutos do mar, como o Duo dos Mares – combinação de pescada e camarão – e o polvo servido com batata ao murro, cogumelos e creme de trufas.

Para quem busca opções veganas, o ORG Bistrô, na Barra, apresenta releituras criativas, como o “jacalhau espiritual” preparado com jaca, além de um trio de ovinhos recheados, mantendo o clima festivo da época sem ingredientes de origem animal.

O Skylab, localizado no topo do Rio Othon Palace em Copacabana, oferece um buffet especial de Páscoa, com ampla seleção de peixes, frutos do mar, carnes e sobremesas, realçado pela vista privilegiada para a orla.

Em Ipanema, a Francese Brasserie, comandada pelo chef Elia Schramm, elabora um menu de quatro etapas que valoriza a alta gastronomia francesa. Entre as entradas, croissant tartare e bacalhau La Morue; como prato principal, destaque para lagosta ao molho de champanhe e caviar. A sobremesa Choco-Noisette encerra a experiência.

No Alloro al Miramar, restaurante italiano do hotel Miramar by Windsor, os clientes encontram pratos à la carte que vão do crudo de atum ao bacalhau confit com lentilhas, além de massas como pappardelle ao ragu de cordeiro e sobremesas clássicas da Itália.

Para quem prefere sabores orientais, o Pato com Laranja traz como sugestão o Black Cod Missô – peixe marinado em missô e saquê mirin, servido com purês e aspargos. Na unidade da Barra, o menu inclui ainda nhoque frito com lulas e chorizo com legumes e emulsão de salsa.

Com opções para todos os gostos, a Páscoa nos restaurantes cariocas promete experiências gastronômicas variadas, que combinam tradição, criatividade e ingredientes de alta qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Comercial e assessores de imprensa