Vasco se classifica nos pênaltis após substituições decisivas de Diniz
Noticias do Vasco hoje - Supporters of Vasco during the match between Vasco and Sport as part of Brasileirao Serie B 2022 at Maracana Stadium on July 03, 2022 in Rio de Janeiro, Brazil. — Foto de carneiroimages - imagem: Depositphotos_583176222_L - Somente para uso Editorial
Vasco garante vaga na semifinal do Carioca após vitória nos pênaltis sobre o Volta Redonda
O Vasco está entre os quatro melhores do Campeonato Carioca de 2026. Na noite deste sábado (14), em São Januário, a equipe cruzmaltina empatou por 1 a 1 com o Volta Redonda no tempo normal, mas avançou à semifinal ao superar o adversário nos pênaltis, por 5 a 3. Cláudio Spinelli marcou o gol dos anfitriões, enquanto Ygor Catatau balançou as redes para o Voltaço.
Sob o comando do técnico Fernando Diniz, o Vasco iniciou a partida com formação ofensiva no esquema 4-3-3. Léo Jardim defendeu o gol, enquanto Puma Rodríguez e Lucas Piton ocuparam as laterais; Carlos Cuesta e Robert Renan formaram a dupla de zaga. No meio-campo, Thiago Mendes e Barros atuaram como volantes, com Philippe Coutinho na armação. Na frente, Andrés Gómez, Brenner e Nuno Moreira buscaram as jogadas de ataque.
O time da casa priorizou a posse de bola e as trocas de passes, especialmente pelo lado esquerdo. O Volta Redonda, no entanto, conseguiu neutralizar as investidas vascaínas e aproveitou espaços deixados pela defesa adversária para levar perigo em contra-ataques. Após a pausa para hidratação, Ygor Catatau aproveitou uma dessas oportunidades e abriu o placar para os visitantes.
Em desvantagem, o Vasco tentou reagir apostando na criatividade de Coutinho e nas jogadas pelas pontas, mas encontrou dificuldades diante da forte marcação do Voltaço. No segundo tempo, Diniz promoveu alterações, colocando Paulo Henrique, Tchê Tchê e Rojas em campo. A equipe seguiu insistindo pelo lado esquerdo, mas foi após a entrada de Spinelli, que o empate saiu: de cabeça, o atacante deixou tudo igual em sua primeira participação.
O gol animou o Vasco, que passou a explorar cruzamentos e investidas pelo lado direito, principalmente com Paulo Henrique e David, que substituiu Brenner. Apesar do domínio territorial, o time da casa não conseguiu virar o placar. O Volta Redonda também não aproveitou os contra-ataques, e a decisão foi para as penalidades.
Nas cobranças, o Vasco converteu todos os seus cinco chutes, com gols de Johan Rojas, Tchê Tchê, Cláudio Spinelli, David e Puma Rodríguez. O Volta Redonda acertou três cobranças, mas Marquinhos desperdiçou a sua, sacramentando a classificação cruzmaltina pelo placar de 5 a 3.
O próximo compromisso do Vasco está marcado para o dia 26, às 19h, contra o Santos na Vila Belmiro, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, em 12 de março, o time volta a São Januário para enfrentar o Palmeiras. Além do Estadual e do Brasileirão, o Gigante da Colina também tem presença garantida na fase de grupos da Copa Sul-Americana, ao lado de outros clubes brasileiros como São Paulo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Atlético Mineiro e Santos, com estreia prevista para abril.



