Orquestra Forte de Copacabana celebra o mês da consciência negra em concerto especial em Copacabana, sábado, 30/11
Recém declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, orquestra retorna ao Forte de Copacabana com apresentação gratuita de grandes clássicos da música brasileira
No próximo dia 30 de novembro, sábado, às 18h, a Orquestra Forte de Copacabana e Shalom retornará ao seu tradicional palco, o Forte de Copacabana, para mais um concerto de sua série mensal no espaço, um dos pontos turísticos cariocas mais visitados. Desta vez, o concerto será duplamente especial, celebrando o Mês da Consciência Negra e comemorando o novo status de Patrimônio Cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro, declarado no Diário Oficial no último dia 17 de outubro, em projeto de Lei de autoria da Deputada Estadual Tia Ju.
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Orquestra apresenta um repertório especial com obras emblemáticas da cultura afro-brasileira. O concerto contará ainda com participações especiais do cantor Hugo Ojuara e do percussionista Boká Reis, trazendo ritmos e vozes que exaltam essa rica herança cultural.
“Para a Orquestra Forte de Copacabana, o título de Patrimônio Cultural Imaterial representa o reconhecimento de uma trajetória construída com dedicação e paixão pela música e pela cultura brasileira. É uma conquista singular, que fortalece nosso compromisso com a inclusão social e com o acesso à arte. Somos profundamente gratos à Deputada Tia Ju, cuja iniciativa e apoio foram fundamentais para tornar esse sonho realidade,” declara Marcia Melchior, diretora da Orquestra Forte de Copacabana.
Além dos violões, a Orquestra Forte de Copacabana reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público.
Em setembro, a Orquestra realizou uma exitosa turnê à China, mais especificamente na capital do país, Pequim. Foram realizadas apresentações em universidades, como a Universidade de Pequim, Universidade de Tecnologia e Negócios de Pequim. O grupo teve também a oportunidade de tocar em um grande evento organizado pela Embaixada do Brasil em Pequim, que contou com presenças ilustres, dentre elas, o próprio Vice-Presidente do país, Sr. Han Zheng.
O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, por meio da Lei Rouanet – Lei de Incentivo à Cultura e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL. Já o patrocínio é da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico (por meio da Pró Carioca – Lei de Incentivo à Cultura) e da TIJOÁ Energia. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e da Associação de Arte e Cultura RioMont.
O Instituto Rudá é especializado em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Forte de Copacabana é formada por 28 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.
O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.
Tendo realizado diversas apresentações neste tempo, a Orquestra Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.
SERVIÇO:
Orquestra Forte de Copacabana
Data: 30 de novembro, sábado
Horário: 18h
Local: Alameda do Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.
60 minutos. Grátis. Livre.
Acesse o site oficial da OFC: www.orquestrafortedecopacabana.com.br
Siga a Orquestra nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/orquestrafortedecopacabana
YouTube:https://www.youtube.com/@orquestrafortedecopacabana
Facebook: https://web.facebook.com/OrquestraFortedeCopacabana?_rdc=1&_rdr
Siga a Orquestra no Spotify:
Spotify: https://open.spotify.com/artist/0QacyVNz1x96XzkIkvURe8
REPERTÓRIO
Ave Maria
Charles Gounod e Johann Sebastian Bach
Ave Maria do Morro
Herivelto Martins
Travessia
Milton Nascimento
Olhos coloridos
Macau
Flor de Lis
Djavan
Canto de Xangô
Baden Powell, Vinícius de Moraes
Preto Demais
Hugo Ojuara
Kabaluere
Antônio Carlos e Jocafi
Sway
Luis Demetrio e Pablo Beltrán Rui
Fonte: Fábio Cezanne
Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
Foto: crédito Instituto Rudá