Destaque Informa Rio

Parque Olímpico recebe torneios de Powerchair Football

Arena Carioca 1 foi palco da Libertadores e da Copa Sudamericana do futebol em cadeira de rodas motorizada. Modalidade mostra crescimento do paradesporto no país

O Parque Olímpico da Barra recebeu entre os dias 22 e 25 de outubro duas competições internacionais de um esporte pouco conhecido. A Confederação Americana de Powerchair Football (APFC, na sigla em inglês), o futebol em cadeira de rodas motorizada, realizou torneios para clubes e seleções da América do Sul.

O primeiro campeonato na programação foi a Copa APFC Libertadores, que reuniu clubes de três países. Além do Brasil, Uruguai e Argentina estiveram representados no torneio, com duas equipes cada:

  • Brasil: Rio de Janeiro Power Soccer e Novo Ser
  • Argentina: Tigres e Rengos a Motor
  • Uruguai: Nacional de Football e Huracán de Carrasco

Os times foram divididos em dois grupos, com os dois primeiros colocados de cada grupo se classificando à semifinal. As partidas da primeira fase foram disputadas no primeiro dia, 22/10, com a fase eliminatória ocorrendo no dia seguinte.

Logo depois, foi a vez das seleções entrarem em campo. A Copa APFC Sudamericana de Powerchair Football começou no dia 24/10, com um clássico entre Argentina e Brasil. O formato foi diferente da competição entre clubes: as seleções se enfrentaram duas vezes entre si, repetindo no segundo dia as mesmas partidas da data de abertura.

Ambos os campeonatos foram disputados na Arena Carioca 1, com entrada gratuita. A Copa APFC Libertadores teve programação a partir das 10h em ambos os dias. Já a Copa APFC Sudamericana teve horários diferentes. No dia 24, as partidas começaram a partir das 15h. Na sexta-feira, 25, os duelos tiveram início novamente às 10h.

O que é Futebol em Cadeira de Rodas Motorizada?

O futebol em cadeira de rodas motorizada (também conhecido como power soccer) é um esporte dinâmico praticado em todo o mundo e oferece ao usuário de cadeira de rodas motorizada a capacidade de praticar um esporte coletivo de forma independente, experimentando a emoção e a adrenalina da competição em equipe.

O futebol em cadeira de rodas motorizada é inspirado no futebol convencional e é jogado com uma bola de futebol de 13 polegadas (33 centímetros), manobrada pelo atleta com protetores de pés fixados na frente de sua cadeira de rodas. Os atletas usam sua cadeira para fazer chutes giratórios, passes, dribles, defender e marcar gols.

O futebol em cadeira de rodas motorizada é um esporte coletivo que desenvolve trabalho em equipe, competitividade, resolução de problemas, tomada de decisões, independência, perseverança, espírito esportivo e adrenalina.

Nas Américas, o esporte é organizado pela American Powerchair Football Confederation, que reúne seis países. Além de Brasil, Argentina e Uruguai, as três nações da América do Norte — Canadá, Estados Unidos e México — completam o quadro da entidade.

Crescimento do paradesporto no Brasil

Apesar de não ser parte dos Jogos Paralímpicos, o Powerchair Football e a APFC são reconhecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional (CPI). A realização destes torneios da modalidade no Brasil é mais uma prova do crescimento do paradesporto no Brasil.

Atualmente, a maior parte dos recursos disponibilizados ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vem do apoio das Loterias Caixa: são mais de R$ 355 milhões em contrato de patrocínio, além de R$ 223 milhões destinados como parte das distribuição do valor arrecadado com os palpites nos jogos lotéricos.

O investimento tem se transformado em resultados. A delegação brasileira voltou dos Jogos de Paris 2024 com sua melhor participação na história. Pela primeira vez, o país ficou entre os cinco primeiros no quadro de medalhas, superado apenas por China, Reino Unido, Estados Unidos e Holanda. Foram conquistadas 25 medalhas de ouro, além do total de 89 pódios.Para 2025, a expectativa é que mais valores sejam somados. Isto porque o processo de regulamentação dos melhores sites de apostas irá repassar ao Ministérios do Esporte 30% do recolhido com a taxação das plataformas de jogos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo