Torcida do Botafogo encontra Nilton Santos fora do Rio; entenda
Quase em casa?
A torcida do Botafogo consegue se sentir em casa na cidade de São Paulo. Muito longe do Rio de Janeiro , um passeio pelo bairro de Moema, tradicional localização da Zona Sul, pode confundir qualquer um com uma ida ao Estádio de Nilton Santos.
O Bar Salvador conta com paredes vermelhas que podem confundir, mas o estabelecimento é tocado por Vicente Itri, um botafoguense paulistano que não esconde seu amor pela Estrela Solitária. Aliás, o segundo andar virou até mesmo um reduto da torcida do Botafogo na cidade de São Paulo.
Na noite desta quarta-feira (21), a expectativa é grande dos torcedores alvinegros que estarão presentes. O Botafogo entra em campo contra o Palmeiras, às 21h30 (horário de Brasília), no gramado do Allianz Parque, pela volta das oitavas de final da Copa Conmebol Libertadores.
Aliás, o Glorioso defende a vantagem que criou no próprio Nilton Santos, na última quarta-feira (14). O Fogão venceu o Verdão por 2 a 1, com gols de Luiz Henrique e Igor Jesus. Maurício diminuiu para o Palmeiras.
Como surgiu o bar favorito da torcida do Botafogo
A história começa com Vicente se cruzando com Carlos Dias, um paulistano que se tornou botafoguense aos quatro anos após folhear um álbum de figurinhas e gostar do escudo da equipe. “Tem uma lenda que diz que você não escolhe, você é escolhido. O Botafogo me escolheu. Pela história, que é sensacional”, comentou Vicente, em entrevista ao GE.
Carlos é criador do Sampafogo, torcida organizada do Botafogo em São Paulo. Vicente é dono do bar há mais de 15 anos e sempre estampou o escudo do clube em uma das paredes. Em 2019, um dos amigos de Carlos viu e o avisou, fazendo com que fosse assistir a um jogo por lá e voltasse mais vezes. Daí, o segundo andar, que mais funcionava como um braço do bar, se transformou em um local exclusivo para assistir às partidas. Com um começo tímido, hoje o bar recebe cerca de 100 pessoas em dias de confronto. Contra o Palmeiras, na última semana, foram mais de 150.
Quem avança?
Quem avança?
0 PESSOAS JÁ VOTARAM
O movimento fez com que líderes da Sampafogo pedissem para Vicente dar um fim às paredes vermelhas do segundo andar. Aos poucos, o estabelecimento ganhou uma nova cara, envelopado com o Estádio Nilton Santos e um muro de ídolos do clube carioca. Nesta terça-feira (20), o bar recebeu cerca de 50 pessoas para um esquenta para o jogo contra o Palmeiras. Até Durcesio Mello, presidente do Botafogo, apareceu por lá.
Vidente definiu?
Independentemente de fase ou de quem esteja com vantagem, seja no placar ou por decidir dentro de seu estádio, a disputa entre Palmeiras x Botafogo promete ser talvez a mais equilibrada dessa fase na competição continental.
Nessa linha, o tarólogo Luiz Filho, do canal Renascer das Cartas, afirma que os paulistas vão precisar de muita atenção na hora de atacar os cariocas: “Não pode ceder ataque ao Botafogo. Tem que ser rápido e tem que ser muito preciso”, iniciou.
“As cartas do Botafogo estão melhores, mas certamente o Palmeiras irá pressionar”, afirmou, concluindo que o Botafogo será o classificado para a próxima fase da Copa Libertadores de 2024.
BolaVip