Notícias

Mulheres têm mais tendência a terem dores de cabeça que os homens

A dor é uma queixa comum que envolve nossas estruturas psicológicas, biológicas e sociais. Os fatores atrelados a isso são o ciclo menstrual pode desencadear crises e dores nas mulheres. Na fase do ciclo menstrual as mulheres passam por variações de estrógeno e progesterona.

Essa variação hormonal causa dores e principalmente as dores de cabeça. (Freitas Karla, 2022). O cérebro feminino possui alguns recursos sensíveis ao processar as emoções que são criadas no cérebro.

As mulheres são mais empáticas em relação aos fatores externos e conseguem sentir e expressar emoções de maneira mais intensa e estão em uma constante regulação emocional (Cahill, em 2006).

Outro fator, é as mulheres viverem sobre diversas exigências (ser mãe, profissional, dona de casa), absorvendo tantos papéis, conflitos psíquicos, dor e somatização que aparecem como sintomas de desequilíbrios psicossociais. (Dejours, 1999).

Os cuidados que podem ser tomados é saber a frequência das dores físicas, refletir sobre exaustão emocionalmente, pensar em saúde mental, prática de atividades físicas, meditação e psicoterapia e saber onde e no que você tem investido tempo e energia.

Dores de cabeça * Artigo da neuropsicóloga Marcella Bianca, do ambulatório de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Adulto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (@marcellabiancaneuro).




Portal Utilità

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo