Gastronomia

Livro do Le Cordon Bleu aborda a gastronomia brasileira com olhar contemporâneo

Com pesquisa e curadoria dos chefs do instituto no Brasil,
publicação contempla contemplando a diversidade da mesa nacional, da tradição à fusão, com as mais atuais técnicas de cozinha

O Le Cordon Bleu e a editora Alaúde apresentam ao público o livro Gastronomia brasileira – Da tradição à cozinha de fusão. Fruto de uma extensa pesquisa feita pelos chefs e professores do instituto, a obra oferece um passeio pela história e cultura gastronômica de cada região do país. A proposta é compartilhar com os leitores a releitura da diversidade da cozinha brasileira a partir de receitas clássicas e também de novas ideias, em sugestões revisitadas pelos autores por meio de uma linguagem técnica moderna, criativa e global.

Da comida afetiva do dia a dia aos pratos mais elaborados, a pluralidade de ingredientes, técnicas e origens faz da gastronomia brasileira um verdadeiro caldeirão de tradições e ao mesmo tempo de inovações. Para traçar um retrato fiel desta cozinha tão plural, o livro reúne um acervo vasto de receitas de todo o território nacional, além de trazer fundamentos históricos, dicas de ingredientes alternativos e criações originais, pensadas a partir da fusão de produtos nativos e pratos clássicos com técnicas atuais, em apresentações modernizadas. . Houve ainda a preocupação de construir uma obra acessível tanto a profissionais quanto a cozinheiros iniciantes, com o apontamento do grau de dificuldade de cada preparo e o passo a passo ilustrado das técnicas, no caso de receitas mais complexas.

A diversidade do Brasil é retratada através dos ingredientes únicos que compõem a gastronomia nacional: a influência indígena se destaca, especialmente na região Norte, onde a mandioca é um componente central. Os portugueses somaram novos elementos, como azeite, vinhos e queijos. Já os povos africanos, trazidos na época da escravidão, enriqueceram a receita com insumos como quiabo, inhame, maxixe e óleo de dendê. Mais tarde, no século 20, imigrantes de diversas nações também deram sua contribuição, com a introdução de ingredientes e preparos japoneses, italianos, árabes, alemães e chineses, entre outros.

O Le Cordon Bleu buscou traduzir toda essa miscigenação de saberes nas 80 receitas que recheiam Gastronomia brasileira – Da tradição à cozinha de fusão, dividindo-as em quatro capítulos: entradas (petiscos, sopas e saladas); pratos principais (vegetais, peixes e frutos do mar, aves e carnes vermelhas); doces e sobremesas; e bebidas. São radiografias completas de cada preparo, indo de clássicos como acarajé, tacacá, bobó de camarão e barreado a pratos autorais como tambaqui com mousseline de foie gras, flã de açaí, medalhão de carne de sol e mil-folhas de raízes brasileiras com creme de queijo.

Para tornar a obra acessível tanto aos profissionais quanto aos cozinheiros iniciantes, é indicado o grau de dificuldade de cada preparo, com o passo a passo ilustrado das técnicas nas receitas mais complexas. O livro traz também uma tabela de conversão de medidas, para que as receitas possam ser replicadas por amantes da mesa brasileira ao redor do mundo.

Sobre Le Cordon Bleu: Le Cordon Bleu é a principal rede global de institutos de artes culinárias e gestão de hospitalidade, com uma herança que abrange mais de 125 anos. A rede mantém presença global com 35 escolas em mais de 20 países, formando cerca de 20.000 alunos de mais de 100 nacionalidades diferentes todos os anos. As técnicas culinárias tradicionais francesas permanecem no coração do Le Cordon Bleu, mas seus programas acadêmicos são constantemente adaptados para incluir novas tecnologias e as inovações necessárias para atender às necessidades crescentes da indústria hoteleira. Presente no Brasil desde 2018, possui unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde oferece programas internacionais de alta qualidade, como o Grand Diplôme de Cuisine, além do Diploma de Cozinha Brasileira.

Sobre a Alaúde: Com uma história de mais de 15 anos, a Alaúde – pertencente ao Grupo Alta Books – possui um catálogo nas áreas de saúde, filosofia, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e, principalmente, gastronomia. Seu catálogo tem estrelas das livrarias como Deepak Chopra, Osho, Alex Atala e Palmirinha, entre outros.

Ficha técnica:

Título: Gastronomia brasileira

Subtítulo: Da tradição à cozinha de fusão

Selo: Alaúde

Editora: Alta Books

Organização: Le Cordon Bleu Brasil

Fotografia dos pratos: Luna Garcia

Páginas: 304

Formato: 20cm x 27cm

ISBN: 978-85-7881-637-7

Preço: 209,00

Onde encontrar: Amazon

SERVIÇO:

Local: Le Cordon Bleu

Endereço: Rua da Passagem, 179 – Botafogo.

Data: 05/12/23

Horário:19h

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo