Notícias

Doenças de pele são foco de nova campanha da Unigranrio-Afya

Com a chegada de Dezembro Laranja, a nova campanha da Unigranrio-Afya na Barra da Tijuca terá como tema a “conscientização sobre doenças de pele”. O último mês do ano é destinado à ampliação dos conhecimentos sobre problemas dermatológicos, e a universidade irá abrir suas portas para compartilhar conhecimentos sobre o câncer de pele – o mais incidente entre os brasileiros – e a hanseníase.

Doenças
Alta dos números de câncer de pele e hanseníase motivam evento de conscientização e prevenção das doenças.

Nessa quinta-feira e no próximo dia 30 de novembro, das 8h às 16h, a Liga de Dermatologia da Unigranrio realiza diversas palestras sobre a importância da prevenção com técnicas e produtos aplicáveis ao dia a dia do cidadão para o autocuidado.

A ação inclui a distribuição de amostras de produtos para o público presente. Além disso, haverá sorteio de brindes e um coffee break especial para os participantes.

Segundo dados da Fiocruz, são esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025, contando os de maior ou menor gravidade. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) afirmam que o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele contra os efeitos da radiação UV são as principais recomendações dos órgãos de saúde para a prevenção contra os tumores cutâneos.

Já no caso da Hanseníase, no ano de 2022, a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde divulgou que houve quase 15 mil casos de diagnóstico da doença no país.

Uma doença muito atrelada ao passado, mas que persiste, inclusive em um contexto amplo de subnotificação. O Brasil, país com o segundo maior número de casos, possui mais de 25 mil casos de hanseníase registrados todos os anos. Apesar da falta de informação e o preconceito contra a doença, que é contagiosa, a hanseníase tem cura e pode ser tratada precocemente quanto mais cedo for diagnosticada.

Serviço:

“Pele segura, verão com estilo: Projeto de prevenção do câncer de pele”
Data: 23/11
Horário: 8h ás 16H
Local: PDC – Policlínica
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2200, Barra da Tijuca

“Hanseníase: Você sabia que ela não foi extinta?”
Data: 30/11
Horário: 8h às 16h
Local: Clínica da Família José de Souza Herdy
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2200, Barra da Tijuca


Portal Utilità

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo